Acumulando mais de 2 mil mm de chuva em fevereiro, quinta-feira segue com tempo firme em MS

O mês de fevereiro em Mato Grosso do Sul já acumula 2.374,8 milímetros de chuva registrados nas 29 estações do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) em funcionamento no Estado.

A chuva do feriado de carnaval foi intensa e provocou estragos estruturais em diversos municípios, alguns registrados pela primeira vez, como em Corguinho, que deixou 250 pessoas ilhadas e quatro pontes foram destruídas com a força da água.

Conforme análise do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) aos dados da Agência de Meteorologia e Oceanografia dos Estados Unidos (NOAA) o volume diário de chuva em Corguinho foi de 60 mm/dia, ou seja, para uma cidade pequena – 6 mil habitantes conforme o IBGE – é um volume considerável para pouco tempo e espaço de escoamento.

Tempo firme à vista

O Cemtec estima tempo firme para os próximos dias em Mato Grosso do Sul. “A tendência é de tempo firme com predomínio de sol em todo o Estado até, pelo menos, segunda (22) com grande amplitude térmica, temperaturas amenas nas primeiras horas da manhã e rápida elevação ao longo do dia. Queda significativa na umidade relativa do ar à tarde. Hidrate-se! Pancadas de chuvas poderão retornar a partir de 23 de fevereiro”, resume boletim assinado pela coordenadora Franciane Rodrigues.

Nesta quinta-feira (18) o tempo fica firme, com céu parcialmente nublado em grande parte do Estado. Existe a possibilidade de pancadas de chuvas nas regiões extremo norte e nordeste. A umidade relativa do ar pode variar entre 90% a 35%, e os ventos estarão fracos em todo Estado.

As temperaturas estarão em elevação, e podem registrar mínima de 14°C e máxima de 36°C. Para a capital a variação está estimada em 21°C a 31°C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *