Festival começa amanhã promovendo a representatividade feminina em MS

Projeto contará com 12 cantoras que atuam nas mais variadas vertentes musicais

Começa amanhã o festival “O Canto Delas”, que reúne 12 cantoras campo-grandenses em apresentações individuais ao vivo e transmitidas virtualmente. O projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Sectur, Prefeitura Municipal de Campo Grande e do governo federal. O shows, no formato de live, terão 50 minutos de duração para cada artista, e serão transmitidos na página oficial do projeto no YouTube.

A proposta é mostrar ao grande público, por meio das redes e plataformas virtuais, a representatividade musical feminina que está em uma de suas melhores fases na Capital. “O Canto Delas” reúne cantoras que começaram suas carreiras neste século, e apresenta uma mescla de quem está começando suas carreiras solo, como Karla Coronel, JooL, Geovana Juno, Vivi Calazans, quem já está na cena desde a primeira década do século, como Jane Jane, Ju Souc, Bia Blanc, Bianca Bacha e outras que começaram a partir de 2012, e já trazem propostas consistentes em seus trabalhos como Sofia Basso, Pilar e Erika Espíndola e Marina Peralta.

Quem abre o festival é a cantora e compositora Bia Blanc, cujo repertório passeia por estilos que vão do rock ao jazz. Bia iniciou sua trajetória musical na Igreja Batista Nova Campo Grande, em 2004, onde aprendeu canto lírico e popular. O violão surgiu em sua vida de maneira autodidata e mesmo assim acompanhou os projetos musicais, onde lecionou canto e violão. Desde então, muita água rolou e em 2019 Bia lança o álbum “A Cura, todo em Blue” que já conquistou espaço em rádios e programas no Brasil e na Argentina. A cantora e musicista fala sobre seu repertório e convida todo mundo para curtir as apresentações. “É uma honra ter sido convidada pelo Jerry Espíndola. Meu show conta com o repertório do disco ‘A Cura, todo em Blue’, que gravei na Argentina, com a banda El Viejo Truco, e também de músicas de Janis Joplin, Cazuza, Legião Urbana e outras canções do blues nacional. Espero todo mundo lá na página do projeto e nas minhas redes sociais”, convida Bia.

Um dos grandes nomes da nova geração de cantoras e musicistas é Ju Souc. A artista vê o festival como uma homenagem às mulheres da música. “Sem dúvida é um festival oportuno, não só para mostrar a força da música das mulheres do nosso Estado, mas também é uma forma de homenageá-las. Cada uma com seu jeito, seus costumes e formas de se expressar. Acredito que as mulheres vem tomando seu espaço na música do Estado sim, não só cantoras como instrumentistas também, é um momento especial”, finaliza Ju Souc.

(Texto: Marcelo Rezende)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *