Campo Grande deve ganhar duas novas unidades de saúde em 2021

O município passará a contar com 73 unidades básicas e de saúde da família

Novos investimentos e a expansão e consolidação de serviços voltados à melhoria da qualidade da assistência prestada à população dão novas perspectivas na área da saúde para o ano de 2021. Neste ano, Campo Grande deve ganhar ao menos duas novas unidades de saúde.

A abertura de licitação para retomada e conclusão da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Bairro Santa Emília foi lançada em dezembro do ano passado e a previsão é de que as obras sejam iniciadas ainda no primeiro semestre de 2021. A unidade vai beneficiar mais de 15 mil pessoas da região.

Na programação estão previstas ainda a retomada dos processos para construção da UBSF Jardim das Perdizes e do Hospital das Moreninhas. Há previsão de implantar um segundo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD- IV) para tratamento de dependentes químicos e um novo CAPS para atendimento psicossocial infanto-juvenil (CAPS IJ III). O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) também deve ser ampliado.

Está prevista ainda a criação do Programa municipal de Telerregulação, Teleconsulta e Teleconsultoria para qualificar os encaminhamentos da Rede de Atenção Primária para a Rede de Atenção Especializada. A automação dos serviços proporcionará mais celeridade e transparência aos encaminhamentos. O serviço de Teleatendimento para casos suspeitos e a plataforma de monitoramento para facilitar o acompanhamento dos casos já vem sendo utilizadas pela gestão.

Organização

A pandemia de Covid-19 exigiu uma reformulação nos processos de trabalho e no planejamento para o ano de 2020. As unidades de saúde tiveram que se ter o fluxo de atendimento redefinido para atender os casos suspeitos e manter os serviços essenciais e a contratação de novos profissionais foi fundamental.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *