A América é verde e branca

Com gol aos 53 minutos do segundo tempo, Verdão derrota o Peixe no Maracanã e conquista o título

No estilo o melhor ficou para o final, o Palmeiras bateu o Santos por 1 a 0, sábado (30), no Maracanã, e conquistou a Libertadores da América pela segunda vez ao repetir o feito de 1999. O autor do único gol do clássico foi de Breno Lopes, aos 53 minutos do segundo tempo.

O destaque negativo foi a expulsão do técnico Cuca, aos 50 minutos da etapa final. O santista recebeu cartão vermelho depois de confusão com o lateral Marcos Rocha na reposição de bola. Minutos depois da confusão, o Alviverde aproveitou o momento de desconcentração do adversário e Rony cruzou na cabeça de Breno Lopes para superar Jhon.

Agora, o Palmeiras terá pela frente como objetivo principal o Mundial de Clubes, no Catar. A estreia do elenco dirigido por Abel Ferreira, que repete o feito sul-americano de seu conterrâneo português Jorge Jesus, está marcada para o próximo domingo (7). Ao Santos, restam seis jogos para buscar uma vaga para a Libertadores 2021 por meio do Campeonato Brasileiro. 

O jogo

O primeiro tempo foi de poucas emoções, com o sistema de som do estádio ocupado em pedir aos convidados usarem máscaras, já que o distanciamento foi praticamente ignorado pelo público. Dentro de campo, a escalação de Sandry no meio de campo santista não fez efeito. Mesmo com mais posse de bola, o Santos pouco incomodou o Palmeiras.

Pelo seu lado, o Verdão iniciou o jogo com o conhecido foco no sistema defensivo. Luiz Adriano foi pouco acionado e Rony foi mais citado nas divididas com Pará e Marinho. O atacante do Peixe sofreu pelo menos quatro faltas no primeiro tempo e pouco produziu.

O Santos teve 61% de posse de bola na etapa inicial e só uma finalização, segundo o SofaScore. O Palmeiras fez três finalizações. Resultado: nenhum chute durante os 45 minutos foi em direção ao gol de John ou Weverton. De quebra, os dois principais zagueiros do jogo, Lucas Veríssimo, pelo Peixe, e Gustavo Goméz, no Alviverde, receberam cartão amarelo.

Na etapa final, o jogo melhorou um pouco. Aos 13 minutos, em cobrança de falta da intermediária, Marinho cruza para a segunda trave e Lucas Veríssimo se livra da marcação, entra livre na pequena área e cabeceia mal, para fora. Aos 18, Raphael Veiga, de falta, bate por cima e assusta o goleiro John.

Aos 31, o Peixe melhora e fica mais ofensivo com a entrada de Lucas Braga no lugar de Sandry. Diego Pituca chuta de canhota de fora da área e Weverton defende de manchete. No rebote, Felipe Jonatan chuta forte e a bola sai com perigo.

A partir daí, a decisão parecia encaminhar para a prorrogação. Até que nos minutos finais, o jogo ganhou em emoção. O árbitro expulsou Cuca após o técnico “prender a bola” e impedir que o palmeirense Marcos Rocha cobrasse o lateral rapidamente. O fato parece ter tirado o foco do time praiano que levou o golpe fatal do até então pouco badalado Breno Lopes, que usou a cuca para deixar o seu nome e o elenco na história do Palmeiras.

(Texto: Luciano Shakihama)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *