Municípios do interior iniciam imunização em idosos

Diante a chegada da vacina em Mato Grosso do Sul, o município de Jaraguari iniciou a imunização nesta manhã de terça-feira (19), com moradores do Asilo Casa do Vovô Pedro. Ao todo foram 118 doses de vacinas disponíveis para cidade, os primeiros escolhidos foram os idosos do local.

Segundo a prefeitura de Jaraguari, 59 pessoas serão imunizadas neste primeiro lote, que chegou durante a madrugada. No asilo do município 12 moradores serão imunizados, além de profissionais de saúde da cidade que atuam na linha de frente contra a Covid-19.

Dentre 7.265 de habitantes, Jordão Soares, de 82 anos, foi um dos contemplados. Natural de Jaraguari, ele contou que já teve sete AVCs (Acidente Vascular Cerebral) nos últimos anos, mas que não desanima e ficou muito contente em ser um dos primeiros a ser vacinado no município. “Acredito que vai dar muita vantagem e uma forma de combater este vírus”. Ainda revelou que vai fazer aniversário no dia 11 de fevereiro, por isso recebe esta vacina como um presente.

O prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira, afirmou que a chegada da vacina traz “alegria, tranquilidade e alívio” ao município, que estava na expectativa para receber as doses. “Muito bom começar pelos velhinhos aqui no asilo, temos agora apenas que agradecer”.

Vacinas para os municípios de MS

Conforme chegada dos imunizantes, o governador Reinaldo Azambuja destacou que o importante é que elas possam “salvas vidas”, sem que haja politização da imunização em todo Brasil. Ainda lembrou que são mais de 2,6 mil famílias que perderam entes queridos e que a intenção é mudar este quadro.

O governador reforçou que a pandemia não acabou e que as medidas de biossegurança precisam ser mantidas e que a vacina chega para dar “esperança” para população, mas que os cuidados devem continuar. “Quanto maior o número de cobertura vacinal, menor será a pressão por internação em leitos de UTI”.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, ressaltou que as 158 mil doses serão suficientes para imunizar 79 mil pessoas. “É um momento muito importante. Hoje é a vitória daqueles que acreditam na ciência e no SUS (Sistema Único de Saúde).

(Com informações: Portal MS)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *