Desafios da organização doméstica no dia a dia

Personal organizer dá dicas para mudança de hábitos em casa

Manter a casa organizada é um desafio que muitas pessoas enfrentam no dia a dia. A sensação que fica é de que, após arrumar a casa por uma tarde, tudo volta a ficar bagunçado. Para manter a casa em ordem, é preciso dedicação e a adoção de alguns hábitos que podem facilitar o processo.

A personal organizer Jociane Freitas explica que, para ter sucesso no processo de organização, é preciso que todos os moradores da casa estejam dispostos a participar.

“Quando nós pensamos em um ambiente de uso comum, é preciso que todos tenham a responsabilidade com as peças que compõem aquele cômodo. Ainda existe uma confusão muito grande entre organização e arrumação. Cada pessoa arruma as coisas de um jeito. Mas, quando falamos de organização, é porque cada item tem um lugar e deve voltar para lá”, explicou.

Essa confusão entre os processos é o que leva a atritos que podem ocorrer dentro de casa. Frases comuns como “onde está o controle da TV?” ou “alguém viu meu chinelo?” podem ser evitadas, caso cada peça seja colocada no local certo.

Jociane revela que o maior desafio ao ser contratada para organizar uma casa está no entendimento dos clientes sobre o trabalho. Muitas vezes, alguns não sabem que dentro de casa existem demandas que também precisam ser trabalhadas.

“O meu trabalho não é algo objetivo e varia de acordo com o lugar a que nós vamos. Existem pessoas que precisam trabalhar o hábito de ser uma pessoa organizada e novas demandas podem surgir quando estamos no meio do trabalho. Para facilitar, costumo dizer que cada item tem uma casinha e se tiro, por exemplo, a vassoura do lugar, ela só estará organizada se devolver lá”, destacou.

Outro ponto delicado está nos quartos, com os guarda-roupas. Muitas pessoas possuem dificuldades de separar o que vai, o que fica, e, por fim, acabam acumulando dezenas de peças entulhadas, que muitas vezes nem são usadas.

A personal organizer conta que existem técnicas para definir o que vale a pena ficar e o que pode ser descartado. A primeira é dar um prazo para uso das peças. Se passar dos seis meses sem uso, deve ser descartada. Outra técnica que pode ser usada é a do cabide: todos os cabides devem ser arrumados de uma mesma forma. Caso continuem assim, por um período estipulado, é chegada a hora de se desfazer da peça.

“Muitas pessoas têm dificuldades de desapegar de algumas peças e é preciso um trabalho para que elas deixem ir. Hoje, existem muitas formas de se desfazer de uma peça e, se estiver em bom estado, pode ser doada ou vendida”, apontou.

Para quem deseja começar a se tornar uma pessoa um pouco mais organizada, a dica é separar alguns minutos do dia para realizar uma tarefa. “Se o maior problema é o guarda-roupa, vai arrumando uma gaveta por vez, ou o cabideiro. Não é indicado que se faça tudo de uma vez, pois, caso não dê certo, pode gerar um sentimento de frustração e a pessoa desiste no caminho. O importante é começar. Logo, tirar e colocar as coisas no seu devido lugar se tornará um hábito”, revelou.

SERVIÇO: No Instagram @ jofreitasorganizer, a organizer dá dicas sobre como se organizar no cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *