SED realiza primeira reunião de trabalho do ano

O Calendário Escolar de 2021 está próximo de ser iniciado. A equipe da Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou, na quarta-feira (13), a primeira reunião de trabalho deste ano, com as participações dos gestores que atuam no Órgão Central e Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) ligadas à SED.

Realizada de forma presencial no Centro de Formação e Pesquisa Mariluce Bittar, a reunião tratou do planejamento voltado para as formações dos profissionais da Rede.

O trabalho foi destacado pela secretária Cecilia Motta, que ressaltou a importância da participação das 12 Coordenadorias Regionais presentes no Estado durante o processo de formação das equipes escolares.

“A Formação Continuada vai acontecer e nós vamos precisar muito das equipes das regionais. Neste início de ano, nosso foco está na Formação dos nossos profissionais, que irão receber os estudantes em março”, disse a titular da Pasta, que citou os desafios de 2020 como exemplo para o trabalho em 2021.

“No ano passado, nos adaptamos ao uso da tecnologia e agora é preciso levar para os professores essa modernidade. Precisamos da tecnologia, precisamos da Formação, precisamos do ar-condicionado para a sala de informática e tudo isso vai mudar a forma como fazemos a Educação não apenas aqui, no nosso Estado, mas em todo o mundo”, completou a secretária.

Formação continuada

De acordo com a coordenadora de Formação Continuada da SED, Alessandra Beker, a proposta é de uma iniciativa que trabalhe diversas frentes e que englobe todos os profissionais que atuam no ambiente escolar.

Para as questões mais específicas, segundo ela, a ideia é abordar de forma pontual os temas relacionados à EJA (Educação de Jovens e Adultos), ao AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem) e à Educação Profissional, Indígena e Quilombola, bem como os temas ligados às unidades que trabalham com o Ensino em Tempo Integral e Programa das Escolas Cívico-Militares.

Com o planejamento em andamento, o objetivo é iniciar as formações já neste mês de fevereiro, durante o período de Jornada Pedagógica dos profissionais da Rede Estadual. Visando alcançar o maior número possível de profissionais da REE, parte das formações também ocorrerão no mês de março, quando os estudantes retornarão às atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *