Férias na pandemia: quatro dicas de livros infantis para ler com seu filho

O ano de 2020 foi meio atípico. Com as crianças em casa, e o sentimento de férias, mesmo sem estar, foi inevitável. Os pais, desesperados, tiveram de se desdobrar para tentar minimizar os impactos da pandemia na vida dos filhos e a falta do contato físico dos pequenos com seus amigos. Agora, enfim, as férias chegaram. E não é porque entraremos em um novo ano, que as coisas mudaram. A COVID-19 ainda nos ameaça e é preciso cuidado. A melhor alternativa é manter as atividades de lazer em locais sem aglomeração. E, para entreter de forma educativa, sem riscos, uma boa dica é incentivar a leitura.

A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada no segundo semestre do ano passado, feita pelo Instituto Pró Livro, em parceria com o Itaú Cultural, apontou que as crianças de 5 a 10 anos estão lendo mais, diferentemente das demais faixas etárias. Entretanto, o país perdeu 4,6 milhões de leitores adultos em quatro anos, conforme o levantamento.

De acordo com a professora do Curso de Pedagogia da Estácio, Raquel Baeta, que é doutora em Educação, alguns fatores explicam por que crianças dessas idades estão com a leitura em dia. “A descoberta do mundo da leitura acontece juntamente com o processo de alfabetização e letramento nessa fase dos 5 aos 10 anos. O universo da literatura infantil desperta nas crianças a vontade e o desejo de aprender a ler com autonomia para entrar nesse mundo sem o intermédio do adulto, dialogar com as diferentes linguagens e ampliar sua visão de mundo”, esclarece a professora.

A especialista ressalva que outro ponto favorável ao hábito da leitura nessa etapa da vida é o contato quase que diário com a literatura. “Estratégias de mediação de leitura, que também acontecem nas escolas, como a contação de histórias, a rodinha de leitura, o cantinho de leitura e visitas semanais a bibliotecas podem garantir uma ligação positiva com a leitura, despertando o interesse”, afirma.

Conheça opções de escritores da literatura clássica e contemporânea que podem contribuir para o saber dos pequenos.

  • Ulisses no Reino das Letras Douradas (escrito por Isa Colli)
  • O Pequeno Príncipe Preto (Rodrigo França)
  • Marcelo, Marmelo, Martelo (Ruth Rocha)
  • O menino maluquinho (Ziraldo)

(Texto: Da Redação)

Confira a notícia completa em nossa versão digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *