Com obra de UBSF parada, moradores sofrem sem acesso rápido à saúde quando precisam

Com a chegada de 2021, renasce também a esperança dos morados do bairro Santa Emília de, finalmente, ver a obra da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família), localizada na Rua Boanerges Lopes, concluída. A estrutura começou a ser construída em 2015, mas virou um “elefante branco” após os trabalhos serem paralisados em 2016.

Quem viu a obra começar, paralisar e deseja ver pronta é Edson Carlos, de 39 anos. Ele mora em frente da estrutura, tem uma filha de 2 anos e, sempre que precisa de atendimento médico, tem de ir até o bairro São Conrado. “A obra começou no gás, quando parecia que ia ser finalizada, deu uma parada. Depois começou de novo e parou mais uma vez”, contou.

O local está tomado pelo mato alto e, no interior do prédio, há entulhos. Segundo Edson, moradores de rua usam a estrutura como abrigo. “Muita gente dorme aí, todo mundo fica preocupado. O que a gente quer é ver a UBSF funcionando.”

O aposentado Valentin do Nascimento Paes, de 70 anos, também é vizinho da obra inacabada. Mora no bairro Santa Emília há 24 anos e sente falta de uma Unidade de Saúde na região, já que quando precisa de atendimento tem de ir para o bairro São Conrado, Buriti ou Aero Rancho.

Ele perdeu a esposa há dois anos por conta de um infarto e acredita que, se tivesse um posto de saúde por perto, ela teria sobrevivido. “Levaram minha esposa para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Leblon, mas ela não chegou lá viva. Se tivesse um posto por aqui, ela poderia ser atendida rápido”, desabafou.

Valentin ainda tem uma filha diabética e, quando precisa de atendimento, tem de pedir carona, ir de ônibus ou acionar um motorista de aplicativo. Para 2021, ele espera que a situação mude. “Eu espero que isso melhore, que lembrem da gente e essa obra termine.”

Assim como Valentin, Daniel Vicente, de 39 anos, também deseja ver a UBSF funcionando. Ele mora no Santa Emília há muitos anos e tem filhas que, muitas vezes, precisam de atendimento por causa de uma gripe ou febre. “Espero que essa obra seja concretizada ou reiniciada.”
Licitação

No fim do ano passado, a prefeitura anunciou a abertura de licitação para a retomada da obra da unidade. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), as empresas interessadas têm até o dia 14 de janeiro para apresentar as propostas. Depois, há um prazo de 30 a 60 dias para análise e lançamento da ordem de serviço. A previsão é de que esse processo seja finalizado em agosto.

Texto: Mariana Ostemberg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *