Proprietário de criação de galos de rinha é autuado em R$43 mil

Um homem, de 60 anos, foi autuado por Policiais Militares Ambientais de Corumbá, nesta quarta-feira (09), mediante a prática de criação de galos de rinha. A ação ocorreu após denúncias sobre uma residência onde funcionaria uma rinha de galos, no bairro Cristo Redentor.

Segundo informações da PMA, ao chegarem no local o autuado identificou-se como proprietário do local e afirmou que só criava galos, não funcionando rinha. Porém em vistoria, os militares constataram que o local não funcionava como espaço para apostas, comuns em locais de rinhas de galo, porém, havia criação dos animais e treinamento para uso nessas atividades em outros locais.

De acordo com averiguação da equipe, 86 galos domésticos da espécie galo-índio (Gallus gallus domesticus) eram mantidos em gaiolas de madeira e algumas de ferro extremamente apertadas, com restrição de movimentos, privação de luz solar e circulação aérea inadequada, o que, por si só, caracteriza-se maus-tratos, bem como todas as aves apresentavam-se mutiladas, com as esporas cortadas.

Cinco animais apresentavam diversos ferimentos na crista e peito. Com isso, o local foi interditado e todos os 86 galos e as gaiolas foram apreendidos.

O infrator, residente no local, foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Corumbá e responderá por crime ambiental de maus-tratos a animais, com pena prevista de três meses a um ano de detenção. A PMA confeccionou auto de infração administrativo e aplicou multa de R$ 43.000,00 contra o infrator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *