Países ameaçam vetar Plano Europeu de Recuperação pós-covid

Daqui a 4 dias, o Conselho Europeu vai definir as regras para o Plano Europeu de Recuperação, um instrumento-chave para a recomposição das economias mais prejudicadas com o impacto da pandemia. Sem esse fundo, a situação econômica dos países pode ficar muito comprometida.

Espanha, Itália, Portugal e França são os que mais sofrem riscos, tanto para sua estabilidade econômica quanto política.

A possibilidade de veto da Hungria e da Polônia, países que não aceitam cláusulas de condicionalidade política – respeito total ao Estado de Direito – ameaça o recebimento de auxílios.

A estabilidade da Hungria está semi-garantida pela Rússia, já que conta com o apoio dos russos e pode desfrutar de alguma proteção. O país anunciou que buscará alcançar a imunidade de sua população com a vacina sputnik russa, excluída das opções da União Europeia.

A Polônia está em uma situação diferente. Desde 1989 sob o guarda-chuva norte-americano, o país aguarda a presidência de Joe Biden e precisa de ajuda. Pesquisas recentes indicam que dois terços da população polonesa não aprova o veto aos fundos europeus. Isso poderia levar a uma solução de compromisso que deixaria o governo húngaro do ultraconservador Viktor Orban, que também poderia acabar cedendo, sob algumas condições e talvez isolado da União.

Se os planos de levar a medida a cabo falharem, a Alemanha, que tem a presidência da União até o final de dezembro, pode sofrer uma derrota. Caberia a Portugal liderar a busca por uma saída.

Atrasos na cronologia também podem prejudicar a Espanha, economia que mais sofreu as consequências da pandemia.

Uma situação de pré-crise na Itália também é um fator a ser considerado. O governo de Giuseppe Conte está prestes a aprovar no Parlamento a adesão da Itália no Mecanismo Europeu de Estabilidade, um dos dispositivos colocados em prática durante a crise econômica de 2008 e que obteve ajuda significativa da Alemanha.

O governo italiano anterior, formado pela Liga e pelo Movimento 5 Estrelas, recusou-se a aderir a este mecanismo para enfatizar suas discordâncias com a União Europeia. Conte considera apropriado se juntar, mas o Movimento 5 Estrelas, agora coalizão com o Partido Democrata, corre o risco de irromper por causa de seus destituições, e a oposição poderia aproveitar a circunstância para forçar a convocação de eleições.

Na Espanha, a aprovação dos orçamentos espanhóis com uma maioria parlamentar de 188 assentos, uma maioria que não é registrada há anos, assume um significado particular. O governo de Pedro Sánchez agora tem mais força na União Europeia do que na semana passada. A estabilidade da legislatura espanhola é agora um trunfo da política europeia.

Veja também: Mais de 15 mil médicos participam do Revalida hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *