Coronavac pode se tornar a primeira vacina a ser aplicada no Brasil

O Instituto Butantan se mostrou otimista com a chegada da vacina contra covid-19 Coronavac, conforme alegações ela poderá ser a primeira vacina a estar disponível para aplicação no Brasil. Dimas Covas, diretor da instituição ligada ao governo paulista, afirmou que “não faria sentido” o imunizante não ser incorporado ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde.

“Não faria sentido a não incorporação dessa vacina ao PNI. Essas notícias colocam essa vacina como a vacina mais próxima de utilização aqui no Brasil. É a que está mais próxima de estar disponível para a população”, disse Covas durante entrevista coletiva na sede do Butantan, em São Paulo.

A afirmação ocorreu junto à chegada dos 120 mil doses da vacina no Brasil, no qual segue em testagem de sua eficacia. Com isso, é possível abrir os resultados dos estudos para análise da Anvisa, que ainda precisará aprovar o registro da vacina.

Em suma o governo paulista segue na expectativa de que o processo de aprovação possa ser concluído pela Anvisa ainda neste ano ou até janeiro, permitindo assim o início da vacinação. Resta, porém, a dúvida se a CoronaVac será ou não adquirida pelo Ministério da Saúde para que a distribuição se dê pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

(Com informações: UOL)

Veja também: Vacina da AstraZeneca pode ser 90% eficaz contra covid

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *