Bolsonaro se posiciona sobre possível perda de testes

O jornal O Estado de S. Paulo informou neste domingo (23) uma possível perda de 6,86 milhões de testes para diagnósticos de covid-19 devido prazo de validade, segundo informações 7,1 milhões de exames estão armazenados e não foram encaminhados ao SUS. Os testes foram comprados pelo Ministério da Saúde. A principio a pasta ainda não se manisfestou sobre o caso.

Dessa forma em resposta, Bolsonaro disse à uma seguidora que “todo o material foi enviado para Estados e municípios”.

A principio na manhã de hoje (23) o vice-presidente, Hamilton Mourão, relatou não estar ciente sobre o assunto e sugeriu que a mídia procurassem o o ministério para mais informações.

A principio os exames RT-PCR estão sendo armazenados pelo governo federal em Guarulhos, em São Paulo, e ainda não foram distribuídos para a rede pública. O Brasil pode acabar descartando mais exames do que já realizou até agora porque o SUS aplicou 5 milhões de testes desstestese tipo. O Ministério da Saúde investiu R$ 764,5 milhões em testes e as unidades que estão quase perdendo a validade custaram R$ 290 milhões.

Em suma a compra é realizada pelo governo federal e a distribuição é feita só com a demanda dos governadores e prefeitos. Por essa razão, a responsabilidade pelo prejuízo, se os testes vencerem sem serem usados, virou 1 jogo de empurra entre o ministério, Estados e municípios. Enquanto o governo federal afirma que sua parte se resume a comprar, os outros dizem que o material fornecido é incompleto por faltar capacidade para processamento das amostras.

(Com informações: Poder360)

Veja também: Bolsonaro acompanha restauração de energia no Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *