IFMS promove Semana da Consciência Negra

A 10ª edição da Semana da Consciência Negra do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) começou nessa segunda-feira (16). Com o tema “Vidas negras importam: a urgência do combate à necropolítica”, o evento é realizado em ambiente virtual, junto com o III Encontro dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), que também promove debates voltados à população indígena.

A Semana é organizada pelo Campus Três Lagoas, com a participação dos demais campi e apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e faz alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

O evento foi aberto com uma apresentação cultural do professor Fábio Faria, do Campus Campo Grande, seguida da participação de gestores e representantes da comissão organizadora. Na sequência, a docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Letícia Caroline do Nascimento abordou questões de raça, gênero e sexualidade. Pedagoga e mestre em Educação, Letícia é a primeira professora trans da instituição, onde atua no Curso de Pedagogia do Campus Floriano. A cerimônia de abertura está disponível no YouTube.

A programação da Semana segue até sábado (21), com palestras, oficinas e rodas de conversa. Os interessados podem acompanhar as atividades, que não necessitam de inscrição prévia, no canal do Campus Três Lagoas.

O evento será encerrado com a divulgação dos vencedores do 5º Concurso de Beleza Negra, além de uma apresentação da sambista Alba Lessa.

A programação completa do evento pode ser conferida na página da Semana da Consciência Negra.

 

(Texto: Da redação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *