Receita envia 3.996 cartas a contribuintes

Pelo menos 3.996 contribuintes começam a receber hoje (29) as cartas com declaração em malha fina da Receita Federal. A intenção é a de proporcionar que os próprios declarantes realizem todas as mudanças ou pendências constatadas durante o processamento das informações prestadas na declaração de ajuste. As correspondências serão enviadas entre os dias 29 deste mês e 1º de novembro. Caso o contribuinte não aproveite a oportunidade, ele poderá ser intimado para comprovar as divergências. A regularização pode evitar autuação fiscal e multas.

De acordo com o delegado da Receita Federal em Campo Grande, Edson Ishikawa, não é necessário que os contribuintes compareçam nas unidades.

“A finalidade é fazer com que o contribuinte resolva as pendências sem precisar comparecer a uma das nossas unidades. A declaração retida em malha fiscal sempre apresenta mensagem de ‘pendência’. Junto com a pendência são fornecidas orientações de como proceder no caso de erro na declaração apresentada”, informou ele, que relembra que todos aqueles que fazem a declaração devem consultar o extrato do processamento.

Após receber intimação, não será mais possível fazer correção. Caso tenha imposto a pagar, o valor terá acréscimo de multa de, no mínimo, 75%. A Receita explica que a comunicação será feita somente aos contribuintes e não foram intimados nem notificados pela Receita Federal. Para ter o resultado do processamento da declaração, o contribuinte pode acessar a página da Receita (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br ), no menu “Onde Encontro?”, na opção “Extrato da DIRPF (Meu Imposto de Renda)”, utilizando código de acesso ou uma conta Gov.br. Por fim a Receita Federal do Brasil comunica ainda que amanhã (30) não haverá expediente.

 

(Texto: Michelly Perez)

Veja também: Governo paga salário na sexta-feira e já garante 13º em MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *