Chuvas devem impactar nível do Rio Paraguai em 2021

As chuvas registradas em Corumbá nos últimos dias já superaram em 40% os índices esperados para o mês. Entretanto, é provável que, o nível do Rio Paraguai que segundo medição da Marinha está com – 24 centímetros, só melhore a partir de março do ano que vem.

Pelo Rio Paraguai apresentar pouco declive, a bióloga e Chefe do Núcleo de Educação Ambiental da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Fátima Seher explicou que, o rio só fica cheio na época em que não está chovendo. “As chuvas de agora estão no planalto, onde estão as nascentes, essa água das chuvas vai descendo lentamente até aqui, e em março, o rio fica cheio”, salientou.

O recorde negativo de -36 centímetros registrados no domingo (25) foi o menor já verificado nos últimos 50 anos. Dados do SGB (Serviço Geológico do Brasil) apontam que, o menor nível já registrado em 120 anos de medição em Ladário, foi de -62 centímetros.

Fátima reiterou que, apesar do rio se recuperar lentamente do período de estiagem, as chuvas registradas neste mês já foram responsáveis por melhorar a atmosfera do bioma. Corumbá registrou em outubro 106mm de chuvas, 39,81% a mais dos 76,1mm esperados para o mês, conforme a meteorologista do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Franciane Rodrigues.

Conforme a bióloga, a vegetação atingida pelos incêndios já está renascendo. “Fizemos um trabalho de campo esses dias, e já notamos o início da regeneração na vegetação”, disse. Segundo a bióloga, a preocupação no momento, é com a recuperação da fauna, pois ainda faltam estudos para determinar os impactos das queimadas.

De 1º de janeiro até 11 de outubro, 27% do bioma Pantanal foi consumido pelas chamas, cerca de quatro milhões de hectares. O país já registrou desde o começo do ano, mais de 194 mil focos de incêndios, quase 20 mil apenas no Pantanal, o dobro de todo o ano passado. De acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), mais de 90% dos incêndios na região foram provocados ilegalmente.

Para os próximos dias, Corumbá terá céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), hoje (29), a umidade relativa do ar poderá chegar aos 100% na Cidade Branca. As temperaturas devem oscilar entre 20 ºC e 34 ºC.

Para amanhã (30), o dia será de céu nublado e chuvas. A mínima esperada é de 16°C, com máxima na casa dos 35 ºC. Há possibilidade de temporais em todas as regiões do Estado. Mais notícias.

(Texto: Mariana Moreira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *