Lacen recebe avaliação positiva com análises ‘padrão ouro’

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS), foi um dos destaques na avaliação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que esteve no Estado analisando a política local quanto ao enfrentamento à Covid-19.

Com equipamentos modernos, o laboratório foi responsável pela realização de mais de 131 mil testes ‘padrão ouro’ (RT-PCR) com resultados devolvidos à população em menos de 72 horas. Atualmente, o Lacen realiza 1,8 mil testes/dia. Com essa agilidade, o laboratório se transformou em uma das principais armas no combate ao coronavírus no Estado.

Para o consultor de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres, do escritório da OPAS e da OMS no Brasil, Rodrigo Frutuoso, as parcerias interssetoriais como a do Corpo de Bombeiros Militar, por exemplo, foram de extrema importância no enfrentamento à Covid-19 no Lacen. “A colaboração de outras instituições, conseguiram se organizar de uma forma tal, que hoje em dia tem um parque tecnológico completamente adequado e que suporta o enfrentamento desta epidemia”

Durante análise, os técnicos da OPAs constaram de forma positiva que não foram evidenciadas faltas de EPIs ou kits de coleta, incluindo swabs, durante o período de pandemia no Lacen.  E apontaram que a SES criou protocolos laboratoriais que se estenderam à comunidade indígena e às populações prisionais, o que mostrou rápida resposta quanto a evolução do quadro no Coronavírus no Estado.

O prazo de resposta para o resultado do RT-PCR também foi considerado adequado pelos técnicos, em pleno pico dos casos de Covid no Estado, a resposta do exame chegou a ficar pronta em até quatro dias. Agora, com cenário mais tranquilo, o resultado do exame pode ser liberado às vezes no mesmo dia ou menos até 72 horas.

A logística eficiente no transporte de amostras vindas do interior do Estado também foi um ponto registrado como positivo, considerando que a chegada delas ao laboratório é feita antes de completarem 24 horas, classificado como ‘excelente’ em reposta à Covid-19.

Infraestrutura

O Parque Tecnológico do Lacen também recebeu avaliação positiva da OPAS quanto a capacidade de sua infraestrutura, sendo inclusive, considerada incomparável frente a outros estados do país.

Outro ponto levantado foi quanto ao setor de confecção de kits de coleta considerado estruturado, quer seja para a produção de meio de conservação viral, como a absorção de meios de transporte comercial e confecção de kits apropriados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *