Indígenas buscam vagas a prefeito, vice e vereador

Nas eleições 2020, o número de candidaturas indígenas teve crescimento de 25% em relação a 2016 e candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) superaram o total de brancos com 49%. Em Campo Grande, por exemplo, o PSOL lançou como candidata a vice-prefeita a indígena e ativista Val Eloy Terena, além da candidatura de Cris Duarte.

Segundo a Agência do Senado as candidaturas indígenas em 2020 chegam a 2,1 mil no país, o que representa 0,4% do total. De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), são 38 candidatos indígenas a prefeito e 72 a vice-prefeito, o que mostra um aumento de 25% em relação a 2016.

O TSE mostra também que 276 mil candidatos negros vão concorrer nas eleições de 2020, o que representa 49,95% do total. Já as candidaturas brancas representam 48,04%. No caso de Campo Grande, Val Eloy Terena foi a primeira mulher cacique do município e é a primeira mulher indígena a disputar um cargo da majoritária da Capital.

“Ocupar esse espaço é de imensa alegria para mim, mas sinto o peso de uma  que nunca se sentiu representada, o peso do povo Terena que me incentiva e fortalece na luta. Esse momento
é para além do agora! É sobre a falta que indígenas ocupando cargos políticos fizeram no passado, é sobre a construção de um caminho para o futuro.

Confira a notícia completa aqui, em nossa versão digital

(Texto: Andrea Cruz)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *