Município não vai limitar acesso da população em cemitérios

O COE/MS (Centro de Operações Especiais de Mato Grosso do Sul) publicou recomendações para o funcionamento dos cemitérios no Dia de Finados. Entre as solicitações está a redução do acesso de visitantes para 50% da capacidade total. Apesar disso, o responsável pelos cemitérios municipais, Marcelo Fonseca, destacou que o acesso da população aos locais não devem ser limitados e que as normas que serão seguidas são as do decreto de Campo Grande.

A Capital possui três cemitérios municipais, sendo eles: Santo Amaro, Santo Antônio e Cruzeiro. Fonseca aponta ainda que por se tratar de áreas públicas em espaços abertos, seguindo o decreto publicado em junho, é obrigatório apenas o uso de máscaras e o distanciamento social.

“Claro que nós pedimos a conscientização da população. Esse é um dia único e é difícil limitar a entrada dessas pessoas, pois elas não vão no dia primeiro, nem no dia três, elas estão lá no dia 2, e fica complicado limitar essa capacidade em um momento de luto desse familiar. Nós faremos isso em respeito aos familiares”, pontou.

E concluiu: “É um ambiente grande e, geralmente, as pessoas não ficam tanto tempo nos locais”.

No documento publicado pelo COE, as medidas seguem as normas de biossegurança já adotadas em áreas privadas. Entre elas, estão medidas como a aferição de temperatura e o controle na entrada e saída da população. Pessoas que apresentarem sintomas parecidos com os da COVID devem ser barradas.

Fonseca garantiu fiscalização nos cemitérios públicos. “Nós vamos realizar a vistoria [do uso de máscaras] e as recomendações. Haverá fiscais da Semadur [Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano] e acredito que a Guarda Civil Metropolitana também nos prestará esse auxílio. Nós disponibilizaremos banheiros químicos para esses familiares que visitarem aos cemitérios”, assegurou.

Estratégias são pensadas também na iniciativa privada. No Cemitério Memorial Park, os organizadores estudam uma programação diferente do realizado em outros anos. O gerente Thiago Ferreira relatou que o local deve adotar uma semana de visitação para que os familiares possam visitar os entes queridos em segurança.

“Nós pensamos em uma campanha para visar a visita consciente, que tem o intuito de evitar as aglomerações no Dia de Finados. O Memorial estará aberto para os associados durante toda a semana, tomando todos os cuidados, aferindo as temperaturas e exigindo o uso de máscaras”, contou.

O gerente ainda explicou que a campanha está em processo de divulgação e que todos os associados serão avisados via WhatsApp e através das redes sociais do Memorial Park.

Fluxo de visitas

Em 2019, Marcelo Fonseca revelou que os cemitérios administrados pelo município receberam durante todo o Dia de Finados cerca de 60 mil visitas, sendo que, apenas o Santo Amaro recebeu 50% desse total, em média 30 mil visitas.

Para este ano, não existe uma estimativa de quantas pessoas irão até estes locais. No entanto, o município preparou um plano para atender a população.

Já Thiago Ferreira afirmou que em anos anteriores, o Cemitério Memorial Park chegou a receber cerca de oito mil pessoas durante o Dia de Finados. Para este ano, ainda é estudado um horário exclusivo para visitação de pessoas do grupo de risco.

(Texto: Amanda Amorim)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *