Moradores comemoram melhora no nível de água na Lagoa Itatiaia

Após a estiagem e as altas temperaturas de setembro, com recorde de 40,8ºC de máxima registrada em Campo Grande, a Lagoa Itatiaia apresentou uma realidade diferente ontem (21). A reportagem de O Estado visitou o cartão- -postal localizado no bairro Tiradentes no início deste mês, e após 20 dias foi possível notar uma melhora no nível da água, de acordo com os moradores da região.

A Capital encerrou o mês de setembro com apenas 4,6 mm de chuvas registradas. O quantitativo representa apenas 5,8% dos 78,4 mm da média histórica de temporais para o período.

Perspectiva para quem mora na região

Para a dona de casa Ivete Silva, 50 anos, moradora da região há sete anos e frequentadora assídua da lagoa, o volume de água melhorou, o que ajudou ainda a deixar a caminhada mais confortável.

“As chuvas fizeram bem para a Lagoa, aqui é um local bastante agradável. O que falta mesmo é a população se conscientizar e cuidar mais daqui porque é fácil nós encontrarmos lixo espalhado”, disse.

De acordo com a autônoma Cleonice da Silva Ferreira, 41 anos, em sua última visita à Lagoa Itatiaia, o local estava com os bancos de areia mais visíveis.

“Sempre trago os meus filhos para caminhar aqui e, da última vez que eu vim, a lagoa estava com o volume de água bem baixo. Agora está maravilhosa com as chuvas dos últimos dias, foi realmente uma benção de Deus”, ressaltou.

Em sua opinião, o que falta agora é um pouco mais de manutenção no local. “Da última vez que a prefeitura veio aqui, ficou tudo muito bom. Mas agora falta tirar alguns matos, principalmente para deixar o local bonito para quem vai aproveitar o final de ano aqui”, reiterou.

Segundo a professora Sheyla Canamaro, 40 anos, a Lagoa Itatiaia, que faz parte de sua rotina quando está na Capital, ainda não se recuperou completamente.

(Texto: Mariana Moreira)

Veja também: Governo acredita que vacina chegará antes da segunda onda de COVID

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *