Padre Tiago Figueiró doa livro sobre origem do Cabreúva

Biblioteca Isaías Paim recebeu a visita do religioso que entregou o registro histórico

Em visita realizada à Biblioteca Isaías Paim, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), o padre e escritor salesiano Tiago Figueiró doou um exemplar de “Cabreúva: de Segredo à Prosa, a Família de João Pereira Mendes Figueiró nas Raízes de Mato Grosso do Sul”, escrito com seu irmão Ricardo Maria Figueiró. Ele aproveitou a ocasião para falar de seu novo projeto de pesquisa acerca do centenário da visita a Campo Grande do então governador de Mato Grosso, o arcebispo dom Aquino.

De acordo com o salesiano, a história cultural do nosso povo é primordial para o conhecimento de fatos acontecidos na cidade, como a origem dos nomes de alguns bairros e o papel de personagens importantes para a criação do Estado de Mato Grosso do Sul. “Pesquisando a história, descobrimos a origem de muitas coisas como, por exemplo, a doação de Joaquim de Souza Moreira, de sua grande Fazenda Cabreúva que é hoje um dos mais antigos bairros de Campo Grande”, declarou.

Figueiró destacou a importância de dom Aquino ao elevar a antiga vila do Arraial de Santo Antônio de Campo Grande à categoria de município por seu decreto, em 1918. O próprio dom Aquino viria a conhecer a futura Capital de Mato Grosso do Sul na ocasião de suas viagens pacificadoras pelas cidades do sul do Estado, numa época em que a disputa por terras e os conflitos trazidos com a crescente urbanização advindos pela linha férrea imperava com emboscadas e assassinatos. “Então o primeiro equilíbrio, que deu uma certa trégua aqui no Estado, foi com a visita de dom Aquino”, afirma o padre.

 

(Texto: Marcelo Rezende)

 

Veja também: MEC divulga resultado prévio da avaliação de livros didáticos

 

Confira a notícia completa aqui, em nossa versão digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *