Ministros discutem sustentabilidade com embaixadores da UE

Cinco ministros e o presidente do BC (Banco Central) debateram na quarta-feira (7) o crescimento econômico, sustentabilidade e políticas públicas com embaixadores de países da União Europeia. O encontro foi realizado na Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.

As autoridades também debateram a estratégia para a inserção do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), grupo que reúne as economias mais industrializadas do planeta.

Os embaixadores apresentaram as prioridades atuais da União Europeia, com destaque para o plano de recuperação econômica depois da pandemia de covid-19. Chamado de Green Recovery, o plano terá como eixo central o respeito ao meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Os embaixadores apresentaram as prioridades atuais da União Europeia, com destaque para o plano de recuperação econômica depois da pandemia de covid-19. Chamado de Green Recovery, o plano terá como eixo central o respeito ao meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável.

O encontro ocorreu no mesmo dia em que o Parlamento Europeu aprovou uma emenda em relatório sobre aplicação da política comercial europeia na qual diz que o acordo de livre comércio União Europeia com o Mercosul não pode ser ratificado da forma como está, considerando a política ambiental do presidente Jair Bolsonaro.

Com isso, rejeitou, de forma simbólica, o acordo birregional. O ato inédito ocorre num cenário em que vários parlamentares manifestam “extrema preocupação com a política ambiental” do presidente Jair Bolsonaro.

Os ministros brasileiros e o presidente do Banco Central apresentaram as políticas públicas formuladas pelo Brasil com vistas à recuperação econômica, o plano de reformas estruturais, os programas de sustentabilidade do agronegócio e as concessões na área de infraestrutura. Eles destacaram as iniciativas do Centro de Governo na coordenação de políticas e a promoção de reformas que incluem a acessão à OCDE e a adesão a seus instrumentos.

Segundo o Itamaraty, o Brasil é um país não membro da OCDE com maior aderência aos instrumentos legais daquela organização. Os ministros e os embaixadores também discutiram a integração comercial resultante do Acordo Mercosul–União Europeia. Os representantes do governo brasileiro enfatizaram o alinhamento do Brasil aos padrões da OCDE de regulação, de investimentos e de governança pública.

Participações

Promovido pelo Itamaraty e pela Casa Civil da Presidência da República, o encontro teve a participação dos seguintes membros do governo brasileiro: Walter Braga Netto (Casa Civil), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia), Tarcísio Freitas (Infraestrutura), Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Roberto Campos Neto (Banco Central). Veja mais.

(Com infoprmações: Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *