Vacinação contra a poliomielite começa com baixa procura na Capital

Secretaria Municipal de Saúde quer atingir 95% de cobertura vacinal

A campanha nacional de vacinação contra poliomelite começou ontem (5), mas em Campo Grande a procura pela vacina nas unidades de saúde foi baixa. A vacinação está sendo realizada nas 71 unidades de saúde e serão vacinadas crianças com idade entre 12 meses e menores de 5 anos de idade.

A equipe do Jornal O Estado foi até a USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Moreninha III. No local, durante o tempo que permanecemos, aproximadamente 50 minutos, não foi realizada imunização contra a pólio, apenas do calendário vacinal.

Como foi o caso da auxiliar de administrativo Maria Andressa, 27 anos, que trouxe o filho Davi Guilherme, de 5 meses, para tomar a vacina da hepatite. “A carteira de vacinação dele estava em dia”. Eu não deixo atrasar nenhum um dia as vacinas dele”, ressaltou.

Tem também a Lara Marri, de 9 meses, que a mãe Adriana Miranda, 27 anos, trouxe para vacinar contra a febre amarela. “Todas as vacinas estão em dia, eu sempre olho a carteira de vacinação para não esquecer de nenhuma”, afirmou.

A vacinação segue até o dia 30 de outubro e a meta da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) é atingir 95% de cobertura vacinal, segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo.

Conforme dados da Sesau, Campo Grande atingiu a meta pela última vez em 2015, com o percentual de 101,31%. No ano passado a cobertura vacinal foi de apenas 84,6%, cerca de 12.068 crianças receberam a dose ao longo de 2019.

A superientende pede a compreensão das pessoas para que levem as crianças até uma unidade de saúde para que sejam imunizadas. “A vacinação será de forma indiscriminada, então as crianças dentro da faixa etária devem receber o reforço contra pólio”, assegurou.

Além da poliomelite, está sendo realizada também a campanha de multivacinação, que é a atualização da carteira de vacinação. Crianças e adolescentes de até 15 anos devem comparecer nas unidades de saúde para confirmar se o calendário vacinal está em dia. O Dia D para as duas campanhas será no dia 17 de outubro.

(Texto: Rafaela Alves)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *