Cadeira promete segurança na instalação de tornozeleira

Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual (UMMVE), em Campo Grande, agora utiliza de uma cadeira própria para instalação e vistoria de tornozeleira eletrônica. A ideia foi desenvolvida por um servidor e promete mais segurança e conforto.

A invenção levou cinco meses de trabalho nos horários de folga do policial penal Vinícius da Silva Correa. Segundo ele, ideia surgiu no início do ano e foi se aprimorando até em meados de abril, quando conseguiu reunir todos os materiais necessários, por meio de doação dos próprios colegas de profissão e, até mesmo, com recursos próprios.

“Tudo iniciou com a dificuldade que enfrentávamos em relação ao manuseio do equipamento junto ao monitorado, era bem desconfortável, percebi que o lugar que foi adaptado era muito baixo e que precisávamos de um mecanismo diferenciado”, destaca o servidor.

Primeiramente foi montada a estrutura e depois realizadas algumas adequações de ampliação até a esquematização da maquete. “Eu me inspirei na cadeira de barbeiro, depois fui aperfeiçoando e pegando alguns detalhes da cadeira de manicure, principalmente em relação à possibilidade de ajustes de suspensão e de apoio ao pé”, conta.

A cadeira ainda está em fase de teste e pertence à Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). Equipada com painel frontal de madeira, o equipamento contribui, ainda, na diminuição do contato direto entre o monitorado e o servidor, prevenindo ainda a disseminação de doenças infectocontagiosas. Além disso, possui uma base que serve de apoio, o que garante maior proteção aos envolvidos e conta com um refletor instalado na parte inferior, facilitando os procedimentos de vistorias.

Ao todo, foram utilizados 15 tubos para montar a estrutura da cadeira, o mesmo usado em antena de TV a cabo, além de chapas de ferro e compensados para fazer o assento e o encosto. O investimento foi de cerca de R$300,00. O sucesso da invenção foi tanto, que outros Estados da Federação já demonstraram interesse em copiar o modelo.

(Com informações da Agepen MS)

Veja mais:

Chuva chega de surpresa, mas não ameniza o calorão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *