Novos horários para visitas na Santa Casa já estão em vigor

A Santa Casa de Campo Grande divulgou que novos horários de visitas foram implementados na terça-feira (29), de acordo com cada setor da instituição. No que se refere às alas com pacientes infectados pelo novo coronavírus, as visitas permanecem suspensas, e os familiares continuarão recebendo os boletins médicos diários.

O novo horário definido para o pronto-socorro (área amarela) é das 16h30 às 17h, e será permitido apenas um visitante. O CTI (Centro de Terapia Intensiva) poderá receber familiares diariamente das 11h30 às 12h.

Pacientes internados na unidade de trauma poderão receber visitas das 13h às 13h30 em dias intercalados. No térreo (às segundas, quartas e sextas-feiras) e no 1º andar (às terças, quintas-feiras e sábados).

Nos subsolo e 1º andar, as visitas de 30 minutos poderão ser feitas das 13h às 13h30, nas segundas, quartas e sextas-feiras. No 2º andar, o horário definido é das 14h às 14h30, para os mesmos dias da semana. No 3º andar, as visitas serão permitidas nas terças, quintas-feiras e sábados, das 14h às 14h30.

Os pacientes do 4º andar poderão receber os familiares às terças, quintas-feiras e sábados, das 13h às 13h30. Nos mesmos dias, as visitas no 5º andar serão um pouco mais tarde, das 14h às 14h30.

As visitas na UCO (Unidade Coronariana) e CTI 6 Cardíaca podem ser feitas diariamente, das 10h40 às 11h10. O CTI 4 e 5 Pediátrico e Cardíaco Pediátrico poderão receber visitantes todos os dias, das 10h às 10h30. Em todos os setores, será permitida a entrada de apenas uma pessoa, sem revezamento.

A enfermeira e coordenadora de comissões técnicas da Santa Casa, Marieta Siqueira ressaltou que, durante as visitas, o processo de comunicação é reestabelecido entre os familiares e pacientes. Siqueira reiterou que este fator gera por exemplo, mais segurança sobre como o tratamento está sendo feito.

“E nós temos o efeito que se dá na recuperação do paciente, o fortalecimento do elo dele com a família e com os amigos, proporciona um reflexo imediato no bem-estar, e às vezes, pode ser uma melhoria tanto física, quanto emocional”, frisou Siqueira.

Conforme a Santa Casa, as visitas foram liberadas tendo como respaldo a flexibilização do decreto municipal nº 14.474 a 14.748/2020. Em nota, a instituição afirmou que, essa medida, “influenciará diretamente no tratamento dos pacientes que terão, em um curto espaço de tempo, o contato com o seu familiar sob todos os cuidados e protocolos de biossegurança necessários”.

(Texto: Mariana Moreira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *