Homens da força-tarefa combatem focos de calor no Amolar

Enfrentando altas temperaturas, umidade extrema, fumaça e dificuldades de acesso, bombeiros de Mato Grosso do Sul e do Paraná e brigadistas do governo federal e organizações não-governamentais estão combatendo os focos de calor na Serra do Amolar, Norte de Corumbá.

A ação faz parte da Operação Pantanal II, montada pelo Governo do Estado com o apoio do governo federal e da Marinha. Nesta sexta-feira (25), as ações continuam no sentido de proteger (formação de aceiros) as comunidades pelo fogo, que ocorre no entorno, com apoio de brigadistas do ICMbio. Haverá combate aos focos que surgiram em direção ao parque, pela margem esquerda do Rio Cuiabá, território de Corumbá.

A presença dos bombeiros sul-mato-grossenses e paranaenses, que chegaram à região na segunda-feira, foi providencial para impedir que o fogo atingisse as pequenas casas de madeira dos ribeirinhos da Barra do São Lourenço.

A operação com 18 bombeiros foi reforçada pelas equipes do ICMbio, Ibama e as organizações não-governamentais Ecoa e Instituto Homem Pantaneiro (IHP), totalizando 58 homens atuando diretamente no combate aos focos e controle do entorno das comunidades. A Marinha também integrou a ação, transportando parte da equipe dos bombeiros por meio do navio Paraguassu, que zarpou às 8h de terça-feira (22), do caís da base naval, em Ladário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *