Decisão sobre aulas presenciais sai em 15 dias

Protocolos de biossegurança foram apresentados durante reunião com Comitê de Educação

Representantes da saúde do Estado afirmaram ontem (24) não ter condições para realizar testagem em massa para volta às aulas nos municípios. Entre os protocolos de biossegurança apresentados durante a reunião online realizada pelo Comitê Estadual Provisório de Volta às Aulas, estava a testagem e outras medidas para evitar a contaminação nas escolas. Uma nova reunião foi agendada para 15 dias, onde o governo terá definido sobre o retorno das aulas.

Participante da reunião, o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira destacou que o protocolo apresentado é bastante extenso e bem detalhado sobre as medidas de segurança que devem ser adotadas para o retorno das aulas.

Entre as determinações está a questão da utilização dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), o número reduzido de alunos dentro das salas de aula, medição de temperatura de todos os presentes, além da testagem em massa em alunos e trabalhadores da educação.

“O representante da saúde do Estado disse não ter condições de fazer testagem em massa, portanto o protocolo é bem complexo. Está interessante de ser estudado e o governo terá o prazo de 15 dias para viabilizar o que deve ser implantado”, comentou Jaime.

Ainda segundo ele, mesmo que aceito, o protocolo de segurança não garante o retorno do ano letivo ainda em 2020, mas pode ser aceito e implementado a partir do ano que vem. “Os municípios do Estado não tem condições de atender os protocolos integralmente, não tem nem orçamento para isso, por isso todos os pontos apresentados serão estudados e decididos em uma nova reunião”, disse.

Jaime ainda afirma que a Fetems defende que não há condições de voltar as aulas em outubro, e que os protocolos são importantes para que o governo se prepare orçamentariamente e fisicamente para o próximo ano letivo.

“O protocolo só vai funcionar se for 100% aprovado, e para isso o governo vai ter tempo para estudar seu orçamento. Não temos condições de voltar as aulas sem ter certeza que vamos manter segura a saúde dos professores, alunos e familiares, por isso acreditamos que as aulas devem retornar apenas em 2021”, frisou.

Audiência pública discute volta às aulas presenciais na rede pública

A Defensoria Pública do Estado realiza hoje (25) das 14h até às 18h uma audiência pública para avaliar a retomada ou não das aulas presenciais de instituições de ensino público de Campo Grande. Entre as participações confirmadas, está o professor doutor Daniel Cara, que é Coordenador Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

O evento será coordenado pelo NAE (Núcleo de Ações Institucionais e Estratégicas) e Nudeca (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes). A audiência virtual será transmitida pelo Canal da Escola Superior da Defensoria Pública de MS no YouTube.

(Texto: Dayane Medina)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *