Tricolor corre risco de fazer pior campanha na Libertadores

Queda na fase de grupos não acontece desde 1987

A LDU goleou o São Paulo por 4 a 2 na noite de terça-feira (22), no estádio Casa Blanca, em Quito, e complicou a vida dos são-paulinos na Copa Libertadores. Os equatorianos chegaram a abrir 3 a 0 no placar ainda no primeiro tempo, com Martínez Borja e Jhojan Julio (2). Brenner e Tréllez descontaram para o time tricolor na etapa final, mas os donos da casa seguiram em cima dos brasileiros e fecharam tranquilamente o triunfo no segundo tempo. 

Com a derrota, a equipe do técnico Fernando Diniz permanece na terceira colocação do Grupo D, com 4 pontos, mas vê os dois principais concorrentes se distanciarem – a LDU, líder do grupo, foi a 9, e o River Plate (ARG), com o triunfo sobre o Binacional (PER) também nessa terça, ocupa a vice-liderança com 7. 

Na quarta-feira (30), o São Paulo terá seu compromisso mais difícil até aqui na competição. Visita o River, finalista das duas últimas edições da Libertadores, em Avellaneda. Caso seja derrotado pelos argentinos no estádio Libertadores de América, dará adeus ao torneio. 

A queda na fase de grupos é algo que não acontece com o clube do Morumbi desde 1987. No ano passado, já teve sua pior campanha na história do torneio, caiu precocemente na segunda fase para o Talleres (ARG), que causou a demissão do então técnico André Jardine. 

À medida que esta edição da Copa Libertadores avança, é inevitável relembrar o tropeço tricolor na estreia, diante do fraco Binacional, no Peru. Após sair na frente do placar, levou a virada nos 3.800 metros de altitude da cidade de Juliaca e arrancou mal na competição com a derrota por 2 a 1. 

Perder pontos contra os peruanos é algo que LDU e River Plate não fizeram. Ambos somaram seis pontos nos dois confrontos com o Binacional – o River, em Buenos Aires, aplicou um 8 a 0 ainda antes da paralisação causada pela pandemia. 

É verdade que os dois concorrentes do São Paulo ganharam uma facilidade: não foram a Juliaca enfrentar os peruanos nos 3.800m. O novo protocolo de jogos no Peru, formulado para a retomada das competições internacionais como a Libertadores, determinou que todas as partidas fossem disputadas na capital Lima, que fica ao nível do mar. De qualquer forma, LDU e River sabiam que o estreante no torneio era a presa mais fácil e encararam as vitórias como uma obrigação no grupo. Além da situação complicada na Copa Libertadores, o São Paulo somou sua quarta partida consecutiva sem vencer na temporada (três empates e uma derrota). O próximo compromisso do clube é o Internacional, vice-líder do Campeonato Brasileiro, no sábado (26), em Porto Alegre.

Veja também: Federação estadual sinaliza com retomada ‘talvez’ em novembro

(Texto: Folhapress)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *