Meta do PSDB é manter média de 45 prefeitos em MS, diz de Paula

Sergio de Paula adiantou que o partido vai disputar 57 prefeituras em todo o Estado

O PSDB tem a meta de conseguir eleger de 38 a 45 prefeitos das 79 cidades de Mato Grosso do Sul nas eleições municipais 2020. A afirmativa vem do presidente regional do partido, Sérgio de Paula, que citou que os tucanos disputam prefeituras em 57 cidades. O total de 35 prefeitos tentam reeleição e 22 candidatos disputam o primeiro mandato.

Questionado sobre a possibilidade de perder prefeituras e qual estratégia para não ter o partido enfraquecido, Sergio de Paula afirma que a média de cadeiras ocupadas em Executivos municipais no Estado continuará praticamente a mesma pelo planejamento do diretório.

“Temos 47 prefeitos em mandato e 35 que voltam à reeleição, mas acabamos de fechar com 57 candidaturas no estado de Mato Grosso do Sul e 28 candidatos a vice-prefeitos, que é muito importante também. Teremos 1.023 candidatos a vereadores em reeleição e primeira eleição. Logicamente, os candidatos à reeleição tem aceitação e a maioria está com 60% de aprovação. Um candidato no interior que tenha esse percentual é muito difícil perder a eleição” explicou.

O presidente também citou que este ano é diferente dos outros por não ter coligação nas proporcionais (chapas de vereadores), os partidos terem a possibilidade de uso do fundo eleitoral e pela campanha ser realizada em meio à pandemia do novo coronavírus.

Este ano, três prefeitos tucanos deixam de disputar a reeleição: em Paranaíba, Rinaldo Miziara; Delano Huber, de Camapuã e Derlei Delevatti em Porto Murtinho. Sobre a desistência, o presidente cita que além da questão pessoal, o PSDB avaliou as condições de disputa e fez autocrítica.

“O partido faz autocrítica e tem que analisar as pesquisas. A pesquisa apontava um desgaste da pessoa física dos candidatos, se você pegar Paranaíba, Porto Murtinho e Camapuã, não tem uma folha de pagamento atrasada ou fornecedor sem pagamento. Mas, politicamente eles não aglutinaram. São boas pessoas e eu tenho um respeito muito grande. O prefeito Ronaldo de Paranaíba, por exemplo, ficou quatro anos e falou que não tinha condições de disputar, pois não tinha viabilizado politicamente a administração. Isso ocorreu com o Delano de Camapuã, que é empresário e a mesma coisa com o Derlei de Porto Murtinho. A gente tem que ter tranquilidade e é preciso fazer a autocrítica. Falo como presidente do partido, que nós temos uma executiva atuante e plural. Por isso que o partido está crescendo. Vamos ter a sabedoria e a humildade que é muito importante principalmente com nossos aliados. A nossa governabilidade depende de vários partidos e temos um respeito muito grande por isso”.

O presidente do PSDB finalizou dizendo que pelos cálculos, planejamentos e coligação com aliados da majoritária, além da meta em eleger até 45 prefeitos tucanos, o partido tem expectativa de fazer 85% das prefeituras de Mato Grosso do Sul com aliados, já preparando o terreno para eleições em 2022.

(Texto: Andrea Cruz)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *