Campo Grande lança o livro “A Glória desta Morena”

Obra em memória a Sá Rosa será vendida no drive-thru, no Autocine

Em homenagem ao ícone da literatura sul-mato-grossense – professora Maria da Glória Sá Rosa, mais conhecida como “Glorinha” –, Campo Grande vai realizar o lançamento do livro “A Glória desta Morena”. A ação acontece nesta terça-feira (25), às 19h, no primeiro evento literário drive-in no Autocine, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

De acordo com a assessoria, a obra foi promovida pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com o governo do Estado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e com a Life Editora.

O livro

“A Glória desta Morena” teve dois anos de produção, entre convite aos autores, orientações, coleta dos textos, formatação, revisão, entre outras questões para a finalização do livro. A publicação conta com cinco textos inéditos de Maria da Glória, além da participação de 29 autores, que exercem a arte de escrever, seja em qualquer meio de comunicação. 

Segundo Sylvia Cesco, organizadora do livro, a ideia surgiu a partir do diretor- -presidente da Life Editora, Valter Jeronymo, que tinha recebido textos inéditos de Maria da Glória, antes do falecimento.

“Glorinha tinha intenção de publicar seu próximo livro com a Life, mas não deu tempo. Valter ficou com aqueles textos pensando como poderia publicá- los e em um evento, Valter falou comigo sobre sua ideia. Ele conhecia minha grande amizade com a Glorinha, da nossa afinidade cultural que havia se estabelecido no início dos anos 60. Conversamos e então, abracei aquela ideia com alma e coração”, conta.

“Logo em seguida à solicitação da Editora Life, agendei uma visita ao Dr. Luis Fernando Sá Rosa, filho da mestra, e fui com o Valter pedir autorização da família para a publicação dos textos”, completa.

Conforme Sylvia informou, o livro está dividido em três partes, que são os autores convidados, as vozes dos lugares por onde Glória passou e textos inéditos de Maria da Glória Sá Rosa. Glorinha foi uma das professoras que mais contribuíram e valorizaram a educação e a cultura do Estado, e para Sylvia, que, além de organizadora, era amiga, o livro corresponde ao amor e servirá como memória. 

“Representa uma oferenda de amor, não apenas minha, mas a de todos ex-alunos, amigos, admiradores da nossa grande dama da cultura. Representa a possibilidade de preservar sua memória entre nós. Representa nosso afeto e gratidão”, relata. A obra também contou com o apoio de Marília Leite, outra amiga de Glória.

Conheça mais de Glorinha

Maria da Glória Sá Rosa nasceu no dia 4 de novembro de 1927, na cidade de Mombaça (CE) e faleceu vítima de AVC, em 2016, aos 88 anos. Ela se formou em Línguas Neolatinas na PUC do Rio de Janeiro. Além de fundar a Revista “Estudos Universitários”, fundou e dirigiu a Aliança Francesa de Campo Grande, o Teatro Universitário Campo-Grandense (TUC) e o Cine Clube de Campo Grande.

Em outras questões profissionais, Maria da Glória ocupou a cadeira 19 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e trabalhou por cerca de 26 anos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Além disso, segundo informado pela assessoria, já trabalhou como secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social, como presidente do Conselho Estadual de Cultura, superintendente da Secretaria de Cultura e Esportes e presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.((

(Izabela Cavalcanti)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *