Quatro municípios de MS receberam ventiladores pulmonares

Os municípios de Deodápolis, Angélica, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia e Batayporã receberam um ventilador pulmonar de transporte, para uso em situações de urgência e emergência no transporte de pacientes da covid-19.

A entrega foi feita nesta quarta-feira (19) pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, durante passagem por Nova Andradina, onde foi vistoriar o andamento de obras de construção do Centro de Diagnóstico e do Banco de Leite no Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba.

Os equipamentos são oriundos de doação do Ministério da Saúde ao Estado de Mato Grosso do Sul e foram cedidos para os municípios usarem durante o período da pandemia da Covid-19. Cada aparelho tem o custo de R$ 48.290,00, com as seguintes características: ventilador pulmonar para reanimação Basead Blender com suporte Trend.

“Em parceria com o Ministério da Saúde, temos procurado dotar os hospitais de todas as regiões do Estado, de condições para atendimento aos pacientes da covid-19. Junto com os prefeitos e secretários municipais de Saúde, fazemos um esforço conjunto para que nenhum sul-mato-grossense fique sem o atendimento adequado”, salienta o secretário Geraldo Resende.

Os ventiladores foram entregues atendendo solicitação dos prefeitos e secretários municipais de Saúde. “Fizemos essa solicitação considerando que em nosso município não tínhamos esse equipamento. Com essa entrega, poderemos atender nossos pacientes de forma humanizada e digna”, salientou a secretária municipal de Saúde de Angélica, Francielli Fascincani.

O secretário municipal de Saúde de Deodápolis Jean Carlos Silva Gomes afirmou que o aparelho será destinado ao Hospital Municipal Cristo Rei, unidade de pequeno porte que dispõe de quatro leitos clínicos para covid-19. “Fizemos diversos esforços para adquirir um ventilador novo, porém, sem êxito. Agora vamos suprir essa deficiência”.

“A chegada desse aparelho é fruto do esforço que tem sido empregado pelo Governo do Estado no trabalho de combate à covid-19. Com esse ventilador portátil, conseguiremos melhorar ainda mais nossa estrutura para atender os pacientes infectados e suspeitos de covid-19, bem como àqueles que vierem a necessitar da utilização do equipamento”, enfatizou a secretária Marcela Leite, de Batayporã.

Veja também: Preço de medicamentos hospitalares sobe 16% na pandemia

(Texto: com informações da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *