Brasileiro começa com 37 casos em partidas das Séries A, B e C

Entretanto, apesar do risco, CBF decidiu adiar apenas dois dos jogos

As três principais divisões do Campeonato Brasileiro começaram neste fim de semana após quase três meses de espera, mas os efeitos da COVID-19 foram sentidos. Quatro jogos foram impactados, embora apenas dois tenham sido adiados pela CBF.

No fim de semana em que o país ultrapassou as 100 mil mortes em decorrência do novo coronavírus, o Campeonato Brasileiro, que já recebia questionamentos antes mesmo de a bola rolar, viu as incertezas sobre sua realização aumentarem, com casos de jogadores infectados e a interferência do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

Na elite da competição, o duelo entre Goiás e São Paulo não pôde ser disputado no estádio da Serrinha, em Goiânia, porque o clube esmeraldino registrou dez jogadores infectados (depois nove tiveram a confirmação na contraprova).

A partida foi adiada a segundos de a bola rolar, no domingo (9), com os jogadores do São Paulo e os reservas do Goiás em campo, antes do confronto.

O Goiás tentou desde o começo da tarde desse domingo (9) anular a partida de estreia no Nacional. Porém, apesar do apelo, não teve nenhum retorno da CBF até as 15h (de MS). O São Paulo, mesmo inseguro diante dos riscos de contágio da doença, chegou a colocar o time em campo para cumprir o regulamento da competição, postura considerada “fria” pelos dirigentes do clube goiano diante da gravidade da situação.

A falta de informações fez a TV Globo, que exibiria o confronto, abrir sua transmissão como se a bola fosse rolar normalmente. Como a CBF não tomou nenhuma medida até a hora marcada para o jogo, o Goiás recorreu ao STJD para tentar o adiamento e obteve uma decisão favorável a dez minutos do início da partida.

A essa altura, o time são-paulino, ansioso para dar uma resposta no Nacional depois da eliminação nas quartas de final do Campeonato Paulista, já estava em campo e esperava pelo adversário.

Em vez de a equipe goiana pisar no gramado do estádio da Serrinha, em Goiânia, quem compareceu foi o seu presidente, Marcelo Almeida, com o deferimento assinado pelo presidente do STJD, Otávio Noronha, para apresentar ao trio de arbitragem.

A outra partida adiada foi pela Série C, entre Treze e Imperatriz, no estádio Amigão, em Campina Grande, também no domingo. O time maranhense teve 12 dos 19 inscritos infectados.

Mas não foi o mesmo destino dos confrontos entre Brusque x Ypiranga-RS, pela Série C, e CSA x Guarani, pela Série B, que acabaram sendo disputados

O primeiro duelo foi ruim (e arriscado) para ambos os times porque cinco jogadores do Ypiranga e um do Brusque testaram positivo. Eles não jogaram, mas tiveram contato com outros jogadores porque o resultado dos testes foi divulgado somente no sábado (dia do duelo). A equipe catarinense venceu por 2 a 1, na estreia da Série C, mas não sem se livrar do temor

O CSA teve nove jogadores com teste positivo para COVID19, em resultado anunciado na véspera do confronto com o Guarani. Eles não atuaram e, mesmo com uma equipe remendada e organizada de última hora, a equipe alagoana venceu por 1 a 0, em Maceió.

Em nota, a CBF se manifestou somente sobre os jogos adiados. Sobre Goiás x São Paulo diz que decidiu se “guiar pela determinação de preservar a saúde dos jogadores”.

“O adiamento da partida foi definido assim que chegaram os resultados da contraprova dos testes solicitada pelo Goiás. A contraprova confirmou a contaminação dos atletas que havia sido detectada no exame realizado pelo Hospital Albert Einstein, contratado pela CBF, cujo resultado chegou ao conhecimento do clube e da entidade somente neste domingo pela manhã, em função de um problema de logística do operador dos exames”, consta na nota.

Já sobre a partida entre Treze e Imperatriz, a entidade apenas confirma o motivo do adiamento e comunica que ainda não há uma data para o confronto ser remarcado.

“[A partida] Foi adiada em virtude dos resultados dos testes realizados junto ao elenco da Sociedade Imperatriz de Desportos, que constataram, em prova e contraprova, a contaminação por coronavírus de 12 dos 19 jogadores inscritos pela equipe maranhense na competição. Oportunamente, a Diretoria de Competições da CBF informará a nova data para realização da partida”, publicou.

As três divisões do Campeonato Brasileiro começaram no mesmo fim de semana que o Brasil registrou mais de cem mil mortos por COVID-19 e outros 2 milhões de infectados.

Apesar dos números, muitas cidades voltaram a liberar a retomada de atividades, com a abertura de bares e restaurantes. Em São Paulo, torcedores lotaram bares da capital paulista e palmeirenses fizeram a festa pelo título do Paulistão.

(Texto: Rafael Ribeiro/Publicado por João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *