OMS critica o pouco recurso para combater a covid-19

O chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta segunda-feira (10) que há pouco recurso para o enfrentamento da pandemia da covid-19.

“Os próximos três meses serão uma janela de oportunidade crucial para intensificar o impacto global do Acelerador ACT (iniciativa internacional para a produção de vacinas)”, disse Tedros se referindo à iniciativa “Acesso às Ferramentas da Covid-19”.

“No entanto, para aproveitar esta janela, precisamos ampliar fundamentalmente a maneira como estamos financiando o Acelerador ACT e dar prioridade ao uso de novas ferramentas. Há um vasto déficit global entre nossas ambições para o Acelerador ACT e a quantidade de recursos comprometidos.”

Ghebreyesus disse que a OMS tem apenas 10% do que precisa. “Apenas para as vacinas, mais de 100 bilhões de dólares serão necessários”.

“Parece muito dinheiro e realmente é, mas é pouco em comparação com os 10 trilhões de dólares que já foram investidos por países do G20 em pacotes de estímulo fiscal para lidar com as consequências da pandemia até agora”, afirma Tedros.

Contudo, Tedros se vê otimista. “Nunca é tarde demais para dar uma reviravolta na pandemia”.

Veja também: Somatização e sintoma psicológico na pandemia

(Texto: Inez Nazira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *