Na Live da Semana, vereador Otávio Trad conversa sobre acessibilidade com criadora da #PraCegoVer, Patrícia Braille

A transmissão será nesta terça-feira (11), às 18h30 do horário de Campo Grande, no perfil do Instagram do vereador @otaviotrad

Na volta da Live da Semana, na terça-feira (11), o vereador Otávio Trad (PSD) conversa com a professora de educação inclusiva e criadora da #PraCegoVer, Patrícia Silva de Jesus, conhecida como Patrícia Braille. O bate-papo será transmitido às 18h30, do horário de Campo Grande, no perfil do vereador no Instagram.

A live abordará a necessidade e importância da acessibilidade, a cLriação da hashtag e a implementação desta ferramenta de audiodescrição de imagens nas publicações das redes sociais e sites dos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Campo Grande e da Câmara Municipal, por meio da Lei nº 6.478, de 9 de julho de 2020, de autoria do vereador Otávio Trad.

“Estamos mudando a visão de acessibilidade em Campo Grande através de projetos de lei, ações e informações. Estamos atualizando a legislação municipal”, destaca o parlamentar. “E um dos projetos é a #PraCegoVer. Na live com a Patrícia Braille falaremos sobre a importância desse projeto, sua criação e como fazer com que essa ferramenta tenha maior repercussão dentro da nossa cidade e do nosso país”, completa.

PraCegoVer – A hashtag surgiu nas redes sociais em 2012, por meio de um projeto da professora especialista em Educação Especial, Patrícia Braille, que trouxe a descrição de imagens de livros para a internet.

Conforme a idealizadora o projeto teve início porque o texto descritivo é reconhecido por softwares leitores de tela usados por pessoas cegas ou com baixa visão para ter acesso aos conteúdos em computadores e smartphones, mas os programas não reconhecem arquivos em formato de imagem, como JPEG e PNG. O nome escolhido, é um trocadilho, no qual o “ver” significa “ter acesso”.

Já o projeto de lei que institui a ferramenta foi apresentado pelo vereador Otávio Trad em março deste ano, tramitou e em junho foi aprovado na Câmara Municipal. Em julho o PL foi sancionado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD).

De acordo com o projeto, serão descritas imagens como fotografias, ilustrações, tirinhas, charges e até memes. A descrição deverá ser feita de acordo com a leitura ocidental, ou seja, da esquerda para a direita, de cima para baixo.

O texto após a hashtag deverá conter os elementos que constam na imagem, como objetos, sequências e cores como a cor de fundo e a cor de roupas. O projeto ainda prevê que o conteúdo deve considerar os princípios da Audiodescrição.

Live da Semana – Com o início do novo coronavírus (Covid-19) em Campo Grande, o vereador Otávio Trad início uma série de transmissões ao vivo nas redes sociais, que se consolidou e se transformou no projeto Live da Semana. Ao todo já foram realizadas 16 edições. Entre os temas abordados estão saúde, cultura e educação durante a pandemia.

#PraCegoVer: Fotografia. Ao fundo vereador Otávio Trad, visto da cabeça até o busto, de camisa branca, gravata amarela e terno preto, sentado atrás de uma mesa com um notebook. Na parede quadros com paisagem de cidades. E primeiro plano um anel de luz de led forma uma moldura na foto do vereador. Fim da descrição.

(Texto:Assessoria de Comunicação do Vereador Otávio Trad)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *