Coprofagia: Entenda por que alguns cachorros comem as fezes

Você sabia que o hábito estranho de alguns cãezinhos de comer as próprias fezes tem nome? E se chama coprofagia, uma prática muito normal no mundinho deles, que os faz comer o cocô como se fosse um alimento qualquer.

Para a autônoma Camila Gomes, ver sua cachorrinha da raça shih tzu de poucos meses comendo as próprias fezes foi um verdadeiro susto, além de não ser nada agradável. Camila conta, que sempre tentava tirar o cocô antes, mas na maioria das vezes, Amora acabava comendo tudo sem que ela chegasse a ver.

“Ela fazia e comia, no começo eu fiquei com bastante nojo, mas fui pesquisar e vi que era “normal” da raça dela. Depois, fui corrigindo. Um dia fui vacinar ela e decidi perguntar para a veterinária o por que, e ela me receitou um remédio, no qual as fezes sairiam com gosto alterado e ela não conseguiria comer, mas fiquei com medo de dar porque não gosto muito de dar remédios, foi quando eu decidi redobrar a atenção, e percebi que a medida que ela ia crescendo, ela ia deixando de comer”, conta.

A dra. Eliana Ferreira explica que a situação está ligada à várias causas, como por exemplo, a verminose, que pode ser resolvido facilmente com a administração do vermífugo. Coprofagia Entenda por que alguns cachorros comem as próprias fezes Outro motivo pode ser a deficiência nutricional, já que os filhotes precisam comer uma ração boa e equilibrada, que tenha todos os nutrientes que eles precisam para se desenvolverem nos primeiros meses de vida.

Um fator comportamental que também podem ter relação com a prática, é a chegada de um novo membro na família, um bebê, ou um outro animalzinho, e o faz sentir a necessidade de chamar a atenção de alguma maneira.

“É preciso observar as causas e procurar um profissional para realizar um exame, e assim verificar se não há presença de nenhuma anemia ou algum outro fator que esteja levando o pet a ter esse tipo de comportamento. Uma das maneiras de evitar que o cãozinho coma as fezes, é retirando-as imediatamente, corrigindo e também através da medicação”, explica Eliana.

Para a médica-veterinária, o primeiro passo é procurar a causa, e só depois de detectar o motivo, é que se pode resolver com eficácia. “Todos esses pontos devem ser levados em consideração, a correção é muito importante, falar com eles e mostrar que não pode é essencial! Mas nunca se deve bater em um animalzinho, ele não vai nem entender esse tipo de advertência. Sem contar, que nunca estão fazendo isso para provocar o dono, as vezes pode ser por tédio, as vezes ficam o dia todo dentro de casa, não tem o que fazer, e ele tem que chamar a atenção de alguma maneira. Então pode tanto comer as fezes, como urinar fora do lugar, destruir um objeto, entre tantas outras coisas”, destaca.

Embora alguns donos pesquisem as causas e já entrem com a medicação, a médica veterinária ressalta que é preciso procurar um profissional da área, e que nem todo caso requer o uso da substancia. “É preciso analisar todas as opções, pois, sempre é possível identificar os motivos que estão influenciando a atitude do animal. Somente a analise e os exames é que podem determinar o procedimento adequado”, conclui.

(Texto: Karine Alencar)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *