Capital registra mais acidentes com queda no isolamento social

Em comparação com julho de 2019, houve um aumento de 350%

A queda no isolamento aliada à imprudência no trânsito provocou um aumento no número de acidentes e mortes no trânsito da Capital no mês de julho. Dados do GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Vida no Trânsito) apontam um crescimento de 350% quando comparado com julho de 2019. A quantidade de acidentes sem vítimas foi 25% maior do que em julho do ano passado. A única redução no mês de julho foi no número de acidentes com vítimas. Em julho de 2019, foram 377 acidentes com vítimas na Capital. No mesmo mês deste ano, foram 317. A queda, conforme os dados do GGIT, foi de 15,9%.

Dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontam que, a cada mês, a adesão ao isolamento social é menor. O mês de julho começou com adesão de 37,7% ao isolamento e encerrou com 36,6%. A chefe da divisão de Educação para o Trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Ivanise Rotta, alerta que a mistura de ruas mais vazias, alta velocidade e bebidas tem provocado um aumento no número de acidentes. “Desde 2011, o principal problema nos acidentes é a velocidade. Nesse momento, uma das maiores dificuldades está nas ruas mais vazias, pois aquela pessoa que já está descumprindo um decreto acaba bebendo um pouco mais e se torna corajosa para andar um pouco mais rápido e, às vezes, pode acabar pagando com a vida”, afirmou.

Os dados da GGIT mostram ainda que o total de mortes registrado no último mês é igual o de janeiro deste ano, quando a pandemia nem havia chegado a Campo Grande. Se comparado com o registrado em 2019, em que foram dois óbitos, é 350% maior. Ivanise Rotta pontua que o Estado tem realizado blitze, reforçado a sinalização e ainda trabalhado em campanhas educacionais. “Os últimos três óbitos do mês envolveram bebida; foi um rapaz que bateu e matou a namorada e outros dois atropelamentos, sendo as vítimas um ciclista e um pedestre”, contou.

Em março, quando a prefeitura decretou o fechamento do comércio do dia 21 de março até 5 de abril, o isolamento social subiu. No primeiro levantamento produzido pela SES, no dia 6 de abril, o índice chegou a 42,1% e, diferente do que ocorre atualmente, nos fins de semana a adesão ao isolamento chegava a 55%. O alto índice de isolamento gerou uma redução significativa nos números de acidentes. Enquanto em abril de 2019, foram contabilizados 1.179 acidentes sem vítimas de morte, no mesmo período deste ano foram 481, uma redução de 59%. Em relação aos óbitos, a redução foi ainda maior: 71%, sendo registrados dois, enquanto no ano anterior foram sete.

Acesse a reportagem completa no caderno de cidades na Edição Digital do Jornal O Estado MS

(Texto: Amanda Amorim/Publicado por João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *