Dia do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é celebrado nesta quinta-feira

É celebrado nesta quinta-feira (30) o “Dia Mundial e Nacional do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”. Segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) pelo menos 2,5 milhões de pessoas são vítimas desse crime que chega a movimentar mais  de 30 bilhões de dólares.

Conforme informações da assessoria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em 2019, o Brasil recebeu apenas 61 denúncias de casos relacionados a esse tipo de crime.

A ministra da pasta, Damares Alves, comenta sobre a importância de realizar denúncias pelos canais disponíveis no país. “É preciso ficar muito atento, pois os aliciadores, muitas vezes, são pessoas próximas, familiares, supostos amigos, pessoas com alto poder de convencimento. Não acredite em promessas milagrosas de trabalho ou que te deixem preso a uma dívida. Desconfie, tenha uma rede de apoio e, se precisar, Disque 100 para denunciar”, afirma.

Serviço

Em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento. A denúncia é recebida, analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos. As denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100 ou do Ligue 180, no caso de mulheres. Os serviços funcionam 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados, e possuem atendimento em português, inglês e espanhol.Serviço

(Texto: Jéssica Vitória com informações da assessoria do MMFDH)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *