Live da Câmara destaca trabalho da Cruz Vermelha na pandemia

A live desta quarta-feira (29) da Câmara Municipal de Campo Grande trouxe como tema o trabalho da Cruz Vermelha de Mato Grosso do Sul durante a pandemia. O número de voluntários interessados em colaborar para a organização e o aumento na demanda de serviço foram algumas das pautas levantadas.

O debate promovido pela Comissão Especial em apoio ao Combate à Covid-19 da Câmara de Vereadores contou com os vereadores Dr Livio, Eduardo Romero e Delegado Wellington.

Segundo o coordenador dos Programas Humanitários da Cruz Vermelha de Mato Grosso do Sul, José Ramires desde o início da pandemia 341 instituições já receberam ajuda em Campo Grande e municípios do interior. “Temos várias instituições parceiras e outras que nos ligam pedindo auxílio. A gente identifica, vê o público que trabalha, quanto tempo e uma das nossas equipes vai ao local”, disse.

No começo da pandemia, conforme José Ramires, houve intensa procura de pessoas interessadas em atuar de forma voluntária, tendo até mesmo uma lista de espera. Ele ressaltou, porém, a necessidade de segurança para essa atuação. A Cruz Vermelha segue alguns protocolos, princípios e promove capacitação antes de voluntários iniciarem o trabalho. “O voluntariado é muito importante, agradecemos imensamente. O povo brasileiro é solidário. Precisamos capacitar esse voluntário que vai a campo e a questão da segurança para nenhum adquirir o vírus”, ressaltou. Uma das medidas está sendo revezamento das equipes e atuação apenas dos mais jovens.

Medidas preventivas

Durante a live os vereadores reforçaram as medidas de prevenção, diante do aumento de casos da Covid-19 em Campo Grande. O vereador Dr. Livio alertou que “estamos em nível ascendente e as medidas não podem ser relaxadas. Temos hoje uma proximidade do coronavírus, dos nossos lares e em círculos de amizade muitos se contaminaram”.

Os vereadores reforçaram a necessidade de lavar as mãos, uso do álcool em gel, máscara e desinfecção das mercadorias ao chegar em casa. “É importante mantermos na nossa rotina a higienização dos calçados e lavar as roupas usadas na rua de imediato”, alertou o vereador Dr. Livio.

(Texto: Jéssica Vitória com informações da Assessoria da Câmara Municipal)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *