Datafolha: 98% da Rede Estadual têm acesso às atividades remotas

Índice de MS é melhor que as médias nacional, de 79%, e do Centro-oeste, de 85%

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (29) mostrou que 98% dos alunos da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE) tiveram acesso aos materiais de estudo disponibilizados durante as aulas remotas. Em abril, esse índice era de 93%, conforme dados da Secretaria de Estado de Educação (SED).

O resultado obtido pelo Mato Grosso do Sul é um dos melhores do Brasil e está à frente das médias registradas na região Centro-Oeste (85%) e do restante do País (79%).

No Estado, 90% dos estudantes estão fazendo as atividades. O destaque fica com os anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), com 93% de realização. Se observados os casos onde o professor está em contato frequente com os alunos, a resposta às atividades fica ainda maior: 95%.

Para a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, a pesquisa referenda o trabalho realizado em MS desde a mudança do ensino presencial para o não presencial.

“Iniciamos as atividades com a oferta de ferramentas e nesses quatro meses ampliamos as possibilidades: fechamos parcerias importantes, levamos as aulas para a TV Aberta e passamos a manter contato com os familiares semanalmente, com as nossas lives. É o reconhecimento de um trabalho muito intenso”, destacou.

A pesquisa ainda mostrou que o contato dos professores com os alunos na REE é de 73% – dado maior que a média nacional (62%). Novamente o destaque fica com os anos iniciais do Ensino Fundamental, com 80% de contato entre responsáveis e professores.

“Os dados mostram nossos acertos e também norteiam as próximas ações que devemos tomar daqui para frente, sempre com o diálogo aberto com as redes municipais, tendo em vista o regime de colaboração”, concluiu a secretária.

Encomendada pela Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Future, a pesquisa tem abrangência nacional e ouviu 1.018 responsáveis por estudantes da rede pública entre os dias 11 e 20 de junho. As entrevistas com os responsáveis resultaram em uma amostra de 1.518 estudantes.

(Texto: João Fernandes com assessoria)

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