Próximo de Corumbá, novo incêndio mobiliza bombeiros

O Corpo de Bombeiros voltou a combater focos de incêndio no Pantanal. Desta vez, a região atingida é a de Itajiloma, distante apenas 10 km de Corumbá. De acordo com tenente-coronel Alencar, do 3º subgrupamento dos bombeiros no município, foram destacados 12 homens, entre bombeiros e brigadistas do PrevFogo, para poder conter as chamas que se concentram no perímetro urbano da cidade. Pelo menos mil hectares de vegetação nativa já foram destruídos pelas chamas.

Com a proximidade do fogo, Corumbá teve um dia encoberta pela fumaça, piorando as condições do clima local. Alencar informou que as condições para combater as chamas são precárias. Exemplificando, conforme o tenente-coronel, bombeiros e brigadistas se deslocam de barco até o ponto mais próximo para depois seguirem a pé carregando as bombas de água nas costas por distâncias longas e atravessando trechos alagadiços.

De acordo com o governo do Estado, novos focos se espalham pela região, pois nesta época do ano a região pantaneira acumula uma grande quantidade de massa e vegetação que facilita a ocorrência de incêndios. Apesar da origem do fogo ser desconhecida, geralmente, um incêndio desta proporção começa pelo hábito de pessoas fazerem queimadas com a intenção de renovar a pastagem ou, ainda, para abrir novas áreas de lavoura. Ao sair do controle, o incêndio se espalha rapidamente.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o Corpo de Bombeiros de Corumbá já solicitaram o envio de aeronaves para fazer o reconhecimento das áreas, detectar a localização e traçar estratégias para combater os focos de incêndio, além de transportar equipes já que o tempo de deslocamento para chegar até o local da ocorrência é crucial para o sucesso da operação.

Acesse mais conteúdos do caderno de cidades na edição digital do jornal O Estado MS.

(Texto: Raiane Carneiro/Publicado por João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *