MS chega a 255 mortes por COVID, sendo 165 só em julho

Mato Grosso do Sul registrou 27 óbitos por COVID-19 em 24 horas, um novo recorde. Conforme o boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), as 749 novas confirmações elevaram para 17.386 casos em todo o Estado. Até o momento, MS possui 255 mortes com coronavírus, 165 apenas em julho, ultrapassando o dobro registrado em todo o mês anterior.

Dos 17.386 casos confirmados, 5.182 estão em isolamento domiciliar, 11.607 estão sem sintomas e são considerados recuperados. Cerca de 355 pacientes estão internados, sendo 219 em hospitais públicos e 136 em hospitais privados. Seis pacientes internados são procedentes de fora do Estado. Separadas por macrorregiões, Campo Grande possui 87% de ocupação dos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva); Dourados (57%); Três Lagoas (37%), e Corumbá (72%).

O secretário Geraldo Resende ressaltou que todo o trabalho dos gestores públicos no enfrentamento à pandemia poderá ser em vão sem a colaboração da população. “Tivemos nos últimos dias uma baixa taxa de isolamento social em Mato Grosso do Sul e isso faz com que tenhamos nos próximos dias o avanço da doença”, pontuou. Com 2.397 amostras em análise no Lacen-MS (Laboratório Central de Saúde Pública de MS) e 6.349 casos sem encerramentos pelo município, a SES recorreu novamente a estratégias de análises dos exames fora do Estado.

“Mais uma vez procuramos pelo socorro na Fiocruz/RJ [Fundação Oswaldo Cruz], o próprio avião do governo está levando as amostras de exames para análise no Rio de Janeiro, para possibilitar o acesso do resultado do exame em tempo suficiente para que os municípios possam fazer o monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos para quebrar a ação do vírus”, reiterou Resende.

Acesse mais conteúdos do caderno de cidades na edição digital do jornal O Estado MS.

(Texto: Mariana Moreira/Publicado por João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *