CBF confirma volta de jogos da Serc-UCDB em outubro

Entidade reduz de 17 para 13 jogos e fim de Brasileirão A-2 será só em 2021

A Serc (Sociedade Esportiva e Recreativa Chapadão), equipe de Chapadão do Sul, que atua em parceria com a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) no Campeonato Brasileiro Feminino Série A-2, reconheceu na última semana seus próximos passos na competição. Em nota, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou atualizações na tabela competitiva da modalidade; as alterações se dão nas datas, e na redução dos confrontos da primeira fase que serão disputados em turno único em virtude do novo coronavírus.

Paralisado ao fim da primeira rodada, em março, a Série A-2, assim como a primeira divisão do torneio, manterá seu formato inicial, entretanto se estenderá até o início de 2021. Com 13 datas (cinco na primeira fase, e oito no mata-mata), a competição tem retorno previsto para o dia 18 de outubro e término dia 31 de janeiro. A primeira divisão, de acordo com a reformulação, retorna dia 26 de agosto e será finalizada este ano, no dia 6 de dezembro; diferente da série A-2 a competição foi paralisada com a quinta rodada da fase de grupos em andamento e também será disputada em turno único.

Última colocada no Grupo D da competição, a Serc-UCDB segue aguardando o retorno das atividades locais para que possa retomar os treinamentos. Ao jornal O Estado, o presidente da agremiação João Félix, reforçou que o clube segue no aguardo do aval sanitário para retornar aos gramados. “Não podemos fazer nada nesse momento; os estados que retomarem as atividades mais cedo, certamente terão vantagem, entretanto, acredito que a situação pandêmica, nesse momento afeta todos”, disse o cartola.

O dirigente justifica que a sinalização de retomada por parte da CBF já é um sinal positivo, e que o grupo seguirá atento às instruções do treinador Luís Fernando Daniel, junto à comissão técnica, para poder retornar da melhor maneira possível. “Em contato com a confederação, ressaltei que os clubes devem receber um novo auxílio financeiro para que tenham mais segurança na retomada”, diz Félix. Em abril, o clube recebeu 50 mil reais da CBF para administrar os gastos durante a paralisação.

Segundo o dirigente, a CBF segue “reticente” quanto a novos repasses em virtude de desvios financeiros por parte de alguns clubes, não citados pelo diretor. “Questionei como será esse período anterior ao reinício do torneio e se a entidade se pronunciará quanto a um novo repasse, não obtive resposta”, finaliza o dirigente.

Junto à Serc-UCDB compõem o Grupo D: América-MG; Juventus-SP; Foz Cataratas- -PR; Operário-MT, e Atlético Goianiense-GO. Divididas em seis grupos, de seis equipes, avançam à próxima fase os dois maiores pontuadores de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros colocados gerais; após o término da primeira fase, os remanescentes jogam em sistema eliminatório de ida e volta até a finalíssima. O primeiro e único confronto da equipe sul-chapadense pelo torneio foi o revés diante do América-MG dia 15 de março, quando o clube foi goleado por 6 x 0 no Estádio das Alterosas, em Minas Gerais.

(Texto: Alison Silva/Publicado por João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *