Pandemia isola indígenas de aulas esportivas on-line em MS

Órgãos públicos admitem que transmissões não chegam a grande parte das 84 aldeias

Mato Grosso do Sul registra população indígena de aproximadamente 61 mil pessoas segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2012. São oito etnias distribuídas em 29 municípios. Com a incidência da pandemia da COVID-19 no Estado, e com atividades esportivas desenvolvidas remotamente pelos poderes municipal e estadual, a reportagem buscou identificar como os índios têm sido assistidos neste período.

Moradora da Aldeia Jaguapiru, Indianara Ramires, 29 anos, coordenadora técnica do Polo de Dourados – a 230 km de Campo Grande –, afirma que as comunidades indígenas da região atualmente não contam com quaisquer assistências esportivas. Enfermeira, ela falou a respeito do número de casos de COVID-19 dentro da comunidade, que atualmente conta com aproximadamente 18 mil indígenas.

“Em relação ao coronavírus nossos cuidados têm sido os mesmos que os da população em geral. Atualmente nós somamos cerca de 180 casos de COVID-19 na comunidade, muitos casos já recuperados”, pontuou Indianara. Acrescenta que a comunidade conta com um indígena em situação de risco que foi encaminhado e instalado no Hospital Universitário de Dourados.

Diretor esportivo da Funed (Fundação de Esportes de Dourados), Carlos Eduardo Stranieri afirmou que quase todas as atividades esportivas estão paralisadas neste momento. “Apenas o Centro Esportivo Jorge Antônio Salomão, ‘Jorjão’, conta com aulas de ginástica e zumba, todas on-line. O Polo Esportivo Indígena, localizado na Aldeia Bororó, também está fechado para exercícios neste período”, ressaltou o dirigente ao jormal O Estado, na terça-feira (7).

Confira a reportagem completa e outras notícias de esportes na edição digital do jornal O Estado MS.

(Texto: Alison Silva/Publicado por João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *