Aglomerações viram ameaças para quem precisa de leitos

Mais de 250 comércios foram flagrados abertos após toque de recolher

Estabelecimentos abertos e festas clandestinas que estão acontecendo com frequência em Campo Grande durante o período da pandemia do coronavírus, colocam em risco a vida de pessoas que futuramente, podem precisar de leitos clínicos ou leitos de UTI, que já se encontram com taxas de ocupação entre 19% e 48%.

Dos leitos já existentes estão disponíveis 737 leitos clínicos adulto, 119 leitos clínicos pediátrico, 225 leitos de UTI adulto e 7 leitos de UTI infantis. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), 100 leitos clínicos adulto; 6 leitos clínicos pediátrico e 119 leitos de UTI adulto estão em ampliação.

Alteração do toque de recolher não para campo-grandenses

Mesmo com toque de recolher passando para às 20 horas, a Prefeitura de Campo Grande continua recebendo diversas denúncias de aglomerações e desobediência da população. Somente neste fim de semana, 286 estabelecimentos comerciais, – considerados não essenciais -, se manteram abertos após o horário estabelecido.

De acordo com informações repassadas pelo prefeito Marquinhos Trad, durante live nesta segunda-feira (13), além dos estabelecimentos fiscalizados, 1400 pessoas foram orientadas a saírem desses locais e voltarem para suas casas e cerca de 845 denúncias foram feitas.

“Sinceramente a gente não consegue entender como tem pessoa que tem coragem de promover uma festa dessa e o pior, como é que tem público? É impressionante”, enfatiza.

“Ali no Parque dos Poderes tem pessoas alugando chácaras, alugando áreas de lazer, chamando para festa. É impressionante o número de garrafa de bebidas”, acrescenta.

Os índices de recolhimento mapeados no domingo (12) para Campo Grande foram de 46%. A taxa ideal para controle da doença é de 70%.

Marquinhos optou por alterar o horário do toque de recolher por 15 dias, passando de 23 horas para 20 horas. A medida começou a valer no dia 8 de julho e segue até o dia 19 do mesmo mês.

(Texto: Izabela Cavalcanti)

Veja também: Número de casos cai 5% em relação ao último domingo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *