EUA libera boticária a acelerarem desenvolvimento de vacina

A FDA (Food and Drug Administration), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, autorizou nesta segunda-feira (13.jul.2020) as farmacêuticas Pfizer e BioNTech a acelerarem o desenvolvimento de vacinas experimentais contra a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A “Anvisa norte-americana” concedeu o que ela chama de fast track (em português, “via rápida”) para os laboratórios norte-americano e alemão. Isso quer dizer que duas das 4 imunizações desenvolvidas por elas e já em fase de testes em humanos podem ter os experimentos acelerados para serem disponibilizadas ainda no final de 2020.

A medida desburocratiza a revisão de medicamentos considerados emergenciais. Permite pular algumas etapas. Com isso, devem iniciar em julho a fase 3 de testes em larga escala na população. É a última antes da substância ser vendida.

As duas vacinas “escolhidas” foram a BNT162b1 e BNT162b2. A 1ª delas apresentou bons resultados: atuou contra o vírus e não provocou efeitos colaterais notáveis. Os dados inicias dos testes realizados na Alemanha devem ser divulgados ainda em julho.

Com o fast track, além das duas citadas, mais uma imunização experimental deve entrar em agosto já na última etapa de desenvolvimento. A expectativa é que mais de 30.000 voluntários participem deste 3ª fase de testes.

As farmacêuticas estimam produzir 100 milhões de doses até o final de 2020 e mais 1,2 bilhão em 2021.

Veja também:CanSino conversa com Brasil para fase 3 em testes de vacina

(Texto:Ana Beatriz Rodrigues com informações do Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *