Vereador de Dourados quer enfermeira em exames ginecológicos

Para proteger a integridade de médico e paciente, um projeto de lei quer tornar obrigatória a presença de uma técnica de enfermagem em todo procedimento de exame ginecológico realizado por médico(a) em clínicas, hospitais e consultórios de Dourados. O projeto será votado nessa segunda-feira (13), na Câmara Municipal de Dourados, com o objetivo de dar segurança às mulheres.

“É notório que a mídia de uma forma geral em todo o país tem noticiado a respeito de casos de assédio sexual e importunação sexual, provocado por médicos ginecologistas durante o procedimento de exames de suas pacientes. Por conta disso torna-se necessários que providências venham a ser tomadas, no sentido de proteger a integridade de médico e paciente”, alertou o autor do projeto, o vereador Cido Medeiros (DEM).

Se aprovada, a obrigação é válida para hospitais públicos e particulares, bem como clínicas e consultórios no município. O vereador apontou o objetivo do projeto. “Mulheres já foram abusadas durante a realização desses exames, portanto o projeto visa coibir tais atos e transmitir o mínimo de segurança às pacientes. Essas pacientes precisam se sentir seguras, pois é a saúde íntima delas que está jogo”, afirmou o vereador ao salientar também a importância da presença de uma acompanhante, para salvaguardar o profissional de saúde de acusações infundadas.

“Por esse motivo, apresento este projeto de lei, que versa sobre o procedimento de exame ginecológicos realizados em clínicas, hospitais e consultórios, os quais deverão contar com a presença de uma técnica de enfermagem, que acompanhará a execução do mesmo”, reafirma.

Além de o referido projeto apresentar segurança ao médico, para que este não venha a sofrer calúnia e difamação, sem ter provocado qualquer constrangimento a pacientes, bem como protege a paciente, que se sentirá mais segura com a presença de uma técnica de enfermagem (mulher) durante o procedimento do exame ginecológico.

(Texto: Rafael Belo com informações da assessoria)

Veja também: Confira a escala médica de plantão para este sábado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *