Time sub-17 de Anastácio retoma atividades no gramado

Vice-campeã do Campeonato Sul Mato Grossense sub-17 em 2019, a Associação Atlética SEDUC (Sociedade de Ensino Desportivo Unificado e Cultural), equipe de Anastácio, cidade à 141 km de Campo Grande, retomou as atividades presenciais nas dependências do clube. Em comunicado, o presidente licenciado da agremiação, Wilson Santana, sinalizou que o clube volta ao Centro de Treinamento Rosa Paim, para dar continuidade as atividades, estas já iniciadas na última quinta-feira (2).

O retorno proposto para os atletas Sub-15 e Sub-17, ocorreu através de um protocolo de biossegurança emitido pelo clube e encaminhado à Prefeitura do município, com intuito de proporcionar segurança aos atletas, que realizarão às atividades de segunda à sexta-feira, divididos em quatro períodos diferentes.

Com isso, de acordo com o comunicado, cabe aos atletas – deslocarem-se individualmente de suas respectivas residências ao CT da equipe, assim como devem chegar ao local de treinos já com o uniforme da atividade, além de utilizarem máscara em todos os momentos; desde a chegada, execução de atividades e retirada das dependências do clube. Segundo a documentação, os jogadores estão expressamente proibidos de se cumprimentarem, e devem manter pelo menos 3 metros de distância durante os treinos, que serão realizados com no máximo 10 atletas e com equipamento individual.

Entre as medidas a serem seguidas pelo clube e seus funcionários, estão – dispor de produtos de higiene aos atletas, assim como esterilizar o vestiário e o material utilizado pelos jogadores, além de utilizar produtos essências como álcool em gel, máscara e luvas para conduzirem os treinamentos. As colocações do documenta ressalta o fato dos atletas serem menores de idade, e com isso cabe aos pais ou responsáveis legais autorizarem e tutelarem pelos jogadores fora do ambiente de jogo, assim como acompanharem seus relacionamentos com outras pessoas fora do clube.

“Todas as movimentações realizadas acerca do protocolo visam otimizar o desempenho físico e técnico dos atletas, pois temos a Copa Campo Grande, além do estadual, campeonatos que seguem no calendário”, salientou em entrevista ao jornal O Estado na última sexta-feira (3), Wilson Santana.

Segundo o dirigente, a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), não se pronuncia sobre os torneios e o Governo do Estado é totalmente contrário a retomada competitiva neste momento; com isso o clube desempenhará as atividades e aguarda o aval dos órgãos competentes, afirmou.

José Emílio, atleta do Sub-15 da equipe, ressaltou à reportagem que manteve uma rotina de treinos mesmo longe do campo, mas que o principal empecilho nesse período foi a queda no rendimento dos treinos, pois segundo ele, as atividades que realizadas em casa em nada se equivalem as desempenhadas no gramado.

“Os níveis de exigência corporal caem muito. Além disso, essa retomada proposta pelo clube é muito importante para nós (atletas) por que permite que possamos continuar dando sequência nos treinamentos”, colocou Emílio.

O jovem frisou que caso a retomada não fosse possível, a dificuldade do atleta já em idade transitória para o profissional de ascender a categoria é bastante reduzida. “Se compararmos com as bases dos clubes grandes, os atletas conseguem ser mais efetivos, a parada eleva a disparidade”, finalizou o garoto.

(Texto:Alison Silva)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *