Dengue ou Covid? Procura por teste teve alta de 455% em junho

Ao compararmos os números de notificações do fim de abril e começo de maio com o número apresentado no último boletim divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) na quarta-feira (1º), é revelada uma redução nos casos em Mato Groso do Sul.

No entanto, a procura por testes rápidos para diagnosticar a doença na rede particular tem aumentado e muito. Conforme dados da diretora da farmácia Attive Pharma, Flávia Buainain, o crescimento foi de 455% no mês de junho em relação ao mês de maio, quando foram realizados apenas 9 exames contra 50 no mês passado.

Flávia afirma que o aumento na procura pode estar relacionado ao fato de a dengue ter sintomas parecidos com os da COVID-19, com exceção dos sintomas respiratórios. Além disso, o exame é mais barato. “O exame custa R$ 68 e por ser mais barato que o do coronavírus, as pessoas têm optado em fazer primeiro o da dengue e, caso dê negativo, aí sim ela realiza o exame do COVID, que custa R$ 250. Acredito que por isso a demanda foi cinco vezes maior em junho do que em maio”, assegurou.

Em Mato Grosso do Sul são 64,4 mil casos de notificações da dengue, segundo o boletim epidemiológico. São 886 casos a mais que o boletim divulgado na semana passada, dia 24 de junho. Entretanto, as notificações estão caindo, se compararmos com dados dos boletins do dia 29 de abril e 6 de maio, quando o número de casos notificados cresceu em 1,8 mil em uma semana.

(Texto: Rafaela Alves/Publicado por João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *