Sesc Lageado continua com suas aulas artísticas com a ajuda do Google Classroom

Responsáveis pelos instrumentos em casa, alunos têm acompanhamento de cada professor

Tempos de pandemia da COVID19, que exigem medidas de proteção sanitárias e isolamento social, levantaram mais forte que nunca a bandeira da acessibilidade à informação; conhecimento e cultura já escassa em comunidades periféricas antes mesmo da atual doença. Por meio da plataforma Google Classroom, alunos dos cursos ofertados gratuitamente no Sesc Lageado nas áreas de música, canto e dança dão sequência às suas aulas.

Com inscrições já estão abertas para as turmas do segundo semestre, as comentadas aulas virtuais têm gerado resultados positivos, desafiando a criatividade dos docentes e levando os alunos a desenvolverem novas competências. Ofertadas por meio do Programa Sesc de Comprometimento e Gratuidade (PCG), as vagas são voltadas a Trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e seus dependentes, e aos estudantes da Educação Básica da rede pública, todos cuja renda bruta familiar mensal não ultrapasse o valor de três salários-mínimos nacionais.

Para os alunos, aulas são nas modalidades de música, flauta, percussão, violino, violoncelo, musicalização infantil e, na dança, balé iniciante e avançado. Chico Simão – que é professor de percussão e outras modalidades – revela que a maioria dos alunos tem acessado pelo celular, o que impõe um desafio duplo, já que, por esse motivo, o tamanho da tela diminui.

“Já que não podemos tocar juntos, tenho adaptado meu conteúdo e também tento não sobrecarregar porque eles estão com trabalhos de escola. Para mim, está sendo um grande aprendizado, quando percebo que o conteúdo está difícil, faço vídeos explicativos, tocando o instrumento, eles tocam e proponho que também devolvam o vídeo”, diz. Andréia Gomes, gerente do Sesc Cultura, comenta que a aderência foi forte entre os alunos que já estavam matriculados e cuja plataforma permite interatividade e o desenvolvimento nos cursos. “Tivemos uma surpresa na passagem do presencial para o virtual, conseguimos levar 95% dos alunos, agora estamos esperando os novos alunos do segundo semestre”, comemora

Bibi Carvalho, que ministra aulas de instrumentos de corda, como violão, ressalta ainda que a continuidade das aulas, por meio da plataforma virtual, é essencial para que eles se mantenham motivados.
“A gente percebe que o engajamento vai crescendo e eles entregam o material que pedimos. Esse formato, de mandar o vídeo, é muito interessante porque eles estudam com o metrônomo, filtram melhor a sonoridade e trabalham a escolha do local, para não vazar o som”,  diz o professor.

(Confira mais na página C2 da versão digital do jornal O Estado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *