“Não vamos dar ibope”, diz setor de suínos

Na última semana um vídeo divulgado pela apresentadora Xuxa foi objeto de críticas no setor de suinocultura. Ela compartilhou um vídeo que faria parte de uma investigação da ONG norte-americana Mercy For Animals. A entidade teria sobrevoado com drones uma fazenda industrial de suínos em Minas Gerais, mostrando maus tratos.

A carne suína é a mais consumida e produzida no mundo, com 113,5 milhões de toneladas. No Brasil o setor de produção de suínos é o terceiro de maior importância, atrás de carne bovina e aves. No ano passado foram produzidas 3,974 milhões de toneladas, colocando o país como o 4º produtor mundial. Cerca de 19% vai para a exportação.

Em maio de 2020 as exportações brasileiras de carne suína (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 102,4 mil toneladas, superando em 52,2% o volume embarcado no mesmo período do ano passado. Entre os destinos China, Hong Kong, Chile, Uruguai e Rússia.  O setor gera mais de 1 milhão de empregos diretos e indiretos. Os dados são da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A Associação Brasileira de Produtores de Suínos tem 16 associações estaduais afiliadas e o bem-estar animal e sanidade é exigência no setor, inclusive sendo observado para habilitação de novos mercados externos. No final de 2019 o país tinha 16 frigoríficos habilitados somente para a China.

Direito de resposta

A Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) ressaltou que entidades conversaram entre si e monitoram que público está acessando este material e que se tiver necessidade já tem material pronto para dar uma resposta publicamente. “Não vamos dar ibope pra isso”. O dirigente ainda afirmou que as exportações estão a todo vapor, mercado interno recuperando lentamente e que espera voltar a normalidade o mais breve, com a passagem do Covid-19.

A ABPA, por meio de nota, lamentou o caso isolado mostrado no vídeo e ressaltou que o episódio não faz parte da realidade brasileira.

“A ABPA e suas associadas trabalham pautadas pelas boas práticas de produção que incluem o bem-estar animal. O caso mostrado no vídeo não reflete a realidade das granjas brasileiras de produção industrial de suínos, que atuam pelos princípios do bem-estar animal e são constantemente inspecionados por órgãos certificadores e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. A entidade lamenta que esse caso isolado seja utilizado como referência de todo o setor produtivo. A ABPA se mantém firme em seu propósito de adoção das melhores práticas de produção e permanente evolução das práticas de bem estar animal em toda a cadeia produtiva”.

(Texto: João Fernandes com Agrolink)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *